domingo, 17 de julho de 2011

A vida é mesmo assim…

Somos o sonho que vamos realizando,
e as experiências que vamos vivendo,
as memórias que temos, vão revelando,
quadros de vida que fomos retendo.

Bons ventos nos levam à descoberta,
das sábias conquistas do nosso interior,
com energia positiva, e mente aberta,
abrimos caminho ao Eu superior.

Percas e ganhos tudo faz parte,
sorrisos, dores, emoções e folguedos,
tudo pertence à excelência infinita.

Os sentimentos são telas, são arte,
partículas minúsculas do mesmo segredo…
Que tornam a vida muito mais bonita.

2011 Olinda Ribeiro

49 comentários:

B. Magalhães disse...

Estimada Olinda,
poder ver a vida através do seu sentir e do seu olhar, é felizmente um luxo ao alcance de qualquer um. Um soneto espectacularmente bem produzido, e com uma ética descritiva que faz jus á sua
delicadeza de alma, de mulher, e claro da poetiza por excelência!
Muito bom! Lindo!

B. Magalhães

Santos Onório disse...

Bom dia estimada Olinda, a complexidade
deste soneto (Maravilhoso) confirma o que já sei sobre si, que está muito empenhada em optimizar a sua qualidade de vida! E a nossa por extensividade.
Toda a sua poesia é natureza viva e a atenção que lhe dedico, faz com que o meu eu interior esteja num desabrochar constante.
Bem haja

Santos Onório

Alberta Góis disse...

Bom dia Olindinha, agora que alimentei o corpo, estou a alimentar a mente, e a saciar a alma.
As férias vão correr melhor que o que
podia imaginar, pois a Olindinha deu-me "meios" para o usufruto!
Este soneto tem a magia de nos encher de vitaminas.
Beijocas e tudinho a que tem direito.

Alberta Góis

Carolina Melo Menezes disse...

Muito gosto eu de si! Olinda, é tão bom crescer consigo. É tão bom sentir
que podemos aproveitar tudo o que vem ter connosco com um olhar mais positivo, e o espírito mais receptivo. Até dou comigo a apreciar certos momentos profundamente dolorosos, que me roíam na alma, e que eram um impedimento a usufruir melhor as coisas bonitas.
No meu coração a gratidão tomou um lugar mais destacado.
Tem razão!
A vida é mesmo assim... Já chega desperdícios.
Um abraço e um beijo muito cá de dentro.

Carolina Melo Menezes

Gil Alves Macedo disse...

Boa tarde estimada Olinda, agora sim a minha "encomenda" chegou!... 2 sonetos de encantar, a sua poesia é sempre magnífica, mas já tinha saudades de um soneto com a sua magia.
A vida também me dá destes presentes maravilhosos.
Um abraço

Gil Alves Macedo

Maria Luísa Salgueiro disse...

Olinda que soneto magnifico!

Um grande beijinho!

M. L. Salgueiro

Luís Grillo disse...

Um momento que se prolonga para lá da leitura!
Este soneto É absolutamente perfeito!
Parabéns

Luís Grillo

Anónimo disse...

Um brinde a este soneto!
Um brinde a uma sra poetiza que tem o mundo nas mãos e o sol nas palavras.

abracei esta poesia
e sinto o canto do rouxinol.

Lino

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

Boa tarde estimada poetiza,
a graciosidade deste soneto só é comparável há graciosidade da sua pessoa.
O meu agradecimento por partilhar a sua riqueza interior.

Antónia Matos Neves disse...

Amiga Olinda,

nunca senti inveja de nada nem de ninguém...é a primeira vez que sinto inveja de alguém, invejo a abertura que tem para deixar fluir a poesia através da sua sede de apreender e compreender tudo o que de si faz parte.
Nem imagino como chegou aqui!... Mas o resultado não poderia ser melhor!

Um beijo tão sentido quanto a intensidade deste mavioso soneto.

Antónia Matos Neves

Júlio Bastos D´Orey disse...

Boa tarde Dª Olinda,

Gosto muito de toda a sua poesia, mas sinto-me particularmente cativo dos seus sonetos, este exemplar é divino.
Entra na mente e fica por lá a expandir-se por todos os espaços.

Júlio D´Orey

Joana Fernandes disse...

Estou maravilhada! Que soneto magistral! parece uma orquestra com todos os instrumentos afinadíssimos tocando em completa harmonia!
Lindo!

Joana Fernandes

Isabel Dória Andrade disse...

Eu só leio e releio e torno a reler e por mais vezes que leia...é como se lesse a 1ª vez. Como é que um soneto tem tanto poder?


Isabel Dória Andrade

Helena Ribeiro Telles disse...

" A VIDA É MESMO ASSIM..."

Helena Telles

Leonardo Brito disse...

Olá Dª Olinda,

A aventura repete-se. Como delinear por
palavras o momento em que este soneto
faz parar o ciclo giratório do mundo?
A natureza cíclica do renovamento tem uma prosperidade infinita. A Olinda sendo alquimista de palavras descobriu a sua pedra filosofal e baptizou-a:
" A vida é mesmo assim..."
Eu rejubilo com a felicidade de ser um leitor agraciado.

Leonardo Brito

Mariazinha disse...

........ainda estou engasgada com tanto virtuosismo!
Nem sei a quantas ando.....

José Manuel Antunes disse...

Boa noite Olinda

Gostava de saber transmitir o que este Soneto me faz sentir, porém não encontro palavras que o possam descrever.
Estou como que em transe.

J. M. Antunes

Tereza Assis Macedo disse...

Assim se faz um SONETO e assim se fica
raiada de luz!
E assim crescemos e aprendemos, que é partilhando que se enriquece.
A minha cara Olindinha faz magia com as palavras, mas é muito mais mágica com os sentimentos, é uma dádiva poder ler esta estimada poetiza.

Tereza Assis Macedo

Victor Gonçalves disse...

Este maravilhoso Soneto alertou-me que
a Olinda está a contar a História da História da sua vida. E se eu não estivesse muito atento acharia que era Só mais um maravilhoso Soneto com a sua assinatura, felizmente os seus admiradores mais atentos e perpicazes, vão-nos alertando para a sua sinuosidade.
Eu estou maravilhado com esta subtileza, e também com a sua formula fabulosa de contar a sua História.

Victor Gonçalves

Beatriz Simões de Almeida disse...

Olinda,
habitualmente quando comento identifico-me sempre pois sou uma pessoa muito directa, sei que tenho sido um bocado reticente quanto há autenticidade da sua escrita, pois não sou lá muito dada a géneros literários espontâneos, não sei porquê, parecia-me banha da cobra, nem entendia porque razão fascinava quem a lia, com o tempo, e a interiorização das suas palavras, que teimavam em colar-se a mim fui baixando as defesas e deixei-me levar pelas sensações... e deixei que as emoções e os sentimentos fluíssem sem os contestar ou questionar.
Pelo caminho aprendi algumas coisas muito importantes, mas aprendi também que receava a sua poesia, porque me "obrigava a questionar a minha pessoa" e nem sempre gostamos da respostas que obtemos. Sei que fui corajosa e que o mérito de me enfrentar é meu, Mas faltaria com a verdade se não reconhecesse que foi a sua poesia que me colocou no meio deste confronto. Tenho muitas lágrimas que chorar para me sentir carpida ao ponto de deixar que as mágoas que carrego continuem a ser um obstáculo e uma desculpa para viver a vida de bem comigo mesma. Mas sei que já dei passos gigantescos,,,,,,, é por isso que estou a sorrir. É também por isso que lhe ofereço este sorriso como jeito de agradecimento. Estou francamente mais aberta e receptiva.
E ainda bem que escreve com a alma de quem apesar dos receios não teme seguir em frente. Aprendi que para a Olinda escrever como escreve é preciso ter a coragem de se desafiar a si mesma e aceitar o desafio.

Beatriz

Carlota Rodrigues Nogueira disse...

Somos o sonho que vamos realizando,
e quando realizamos os sonhos, também
apreciamos o caminho percorrido, ainda que tenhamos esbarrado em muitos obstáculos.
Este soneto é muito mais que um soneto,
É O Soneto que torna a vida muito mais bonita!

Carlota Rodrigues Nogueira

Sargento Ferreira disse...

Nem vou comentar! Só consigo sentir!...

Sargento Ferreira

Anónimo disse...

Sr Vasco de Sousa o ultimo comentário que enviei de facto destina-se a este espaço será que o pode encaminhar para aqui, fico muito agradecido.

Anónimo Assumido

Lucas Caeiro disse...

Estou afónico tanto oralmente como mentalmente, como é que consegue ser tão deslumbrante?
Um muito bom dia para quem escreve um soneto maior que tudo.

Lucas Caeiro

Paulo Sousa disse...

Bom dia Olinda este soneto está tão bom, mas tão bom, que É um Soneto enorme.
Embora esteja a chover... esta maravilha ilumina completamente o dia.
Eu só posso dizer, Muito Obrigado!


Paulo Sousa

Anónimo disse...

Ai que bem que sabe uma coisinha tão boa logo pela fresca....
A Olinda oferece assim um Soneto como se dá os bons dias á vizinha do lado.
Maravilhosa esta poetiza.
E a vizinha que ma indicou é a minha melhor amiga, aliás esta indicação foi uma boa prova de amizade.

Anónima Reconhecida

Vasco de Sousa disse...

Sr. Anónimo:
Não é possível alterar ou movimentar os comentários para outro lado. Apenas apagá-los (ou não publicá-los...)
Cumprimentos

Vasco

Acácio Almada disse...

Boa tarde Olinda não me alongo porque ainda não digeri a dimensão deste estrondoso Soneto.
Mas já vai o agradecimento.

Acácio Almada

Alexandra Monteiro De Barros disse...

Até o meu marido está pasmo com a intensidade deste Soneto, e a Olinda acredite que o meu amado marido é mesmo expert na matéria.
Estou noutro Eu!

Alexandra Barros

Maria Emília Gameiro disse...

É muito para a minha cabeça! Nem sei o que hei-de dizer, Gostava de ficar cá mais uns anos (tenho 88anos) para ver o resultado. Gostava de ver o seguimento deste poder criativo.
Beijinhos

Maria Emília Gameiro

Hugo Santiago disse...

"A vida é mesmo assim... com ífens e tudo!"
Ninguém o escreveria melhor.
Fabulosamente fabuloso.

Hugo Santiago

Anabela Pina disse...

Olinda, quer queira ou não queira, faz o coração bater com ritmos afinados mas descompassados....
E a vida tem o sabor da alma da gente.

bj

Anabela Pina

Maria Costa disse...

A harmonia deste soneto está exactamente na excelência infinita.
E com a mestria da Olinda o resultado só pode ser um momento de pura entrega.
Radiantemente apreciada por quem a lê.
Bjs

Maria Costa

Mário Rodrigues de Sá disse...

Como invejo esta facilidade com que me leva para outra dimensão... lá onde posso realizar o sonho,... aqui neste soneto posso ir para onde quiser.
Adoro viajar consigo.

Tomás de Medeiros disse...

Com toda a circunstancia se releva a pompa, semanticamente este Realíssimo
Soneto tem os pontos perfeitamente alinhados.
E se já temos conhecimento desta afirmação sobre a vida, ter quem nos relembre com tamanha graciosidade, é mesmo para nos sentirmos privilegiados.

Tomás de Medeiros

Jeruza Rampeiro disse...

Oi tem muita afirmação em tudo o que diz, e sómente fica proseando sem assunto quem bate perna sem querer saber de olhar pra dentro do nosso coraçao.
Todo o mundo precisa de botar os olhos no que voçê escreve
Se cuida viu, que não tem muita gente assim tão legal igual a voçê não.

Dário Santareno disse...

Boa noite Olinda Ribeiro,
Felizmente que de si sempre esperamos a melhor poesia. Felizmente que sempre nos dá o melhor de si.
Este soneto é só mais um jardim por onde gosto de me descontrair e encontrar.
Obrigado

Dário Santareno

Vasco Sotto Salgado disse...

Momentos existem em que a sublimação tem um formato, neste caso o formato é em Soneto.
Muito gratificante

Vasco Sotto Salgado

Alentejano dos 4 costados disse...

É como a sra poetiza diz: ... A vida é mesmo assim... com o sabor das nossas gentes, este soneto tem muita vida, e a vida dá muita volta.
Brindo com um copito da melhor pipa.

Alentejano dos 4 costados

Zézinho disse...

sra Olinda é com muito gosto que a minha esposa lemos a sua poesia e a sra tem tanta beleza e diz verdades tão importantes que até o nosso filho mais velho já vem por aqui ler umas poesias muito falantes ao pensamento e então este soneto até faz as pessoas sentirem mais riqueza

um abraço

Zézinho

Eduardo Cunha Rêgo disse...

Quando pensamos que alcançamos o limite da perfeição, afinal aparece um pormenor que nos ensina que o melhor acaba de acontecer. Acontece um Soneto aberto a tudo o que nos identifica, é um fluxo constante de energia.

Eduardo Cunha Rêgo

Alexandre Arouca disse...

E porque somos dotados de raciocínio,
o melhor é mesmo pôr em prática, a riqueza que está ao alcance de um soneto muito argumentativo.
Só quem tem a presunção de que é tão sapiente e inteligente, e que não tem mais nada para reciclar ou aprender é que passa ao largo desta oportunidade
de se ligar á terra.

Alexandre Arouca

Luis Vaz disse...

Bom dia Exma Sra Dª Olinda Ribeiro

- Este Soneto tem a alquimia de fazer com que eu me sinta num estado de graça permanente!

Atenciosamente

Luís Vaz

Maria Manuel Rebelo Cintra disse...

A maravilha complementar é o sábio sentir de que : OS SENTIMENTOS SÃO TELAS, SÃO ARTE, PARTÍCULAS MINÚSCULAS DO MESMO SEGREDO...
rematando exemplarmente na afirmação:
QUE TORNAM A VIDA MUITO MAIS BONITA.

Todas as 14 linhas frutificam sem se atropelarem, e complementam-se brilhando em sintonia.

Um soneto que orgulha quem lê e que ilumina a pessoa que o escreveu.

Parabéns

Maria Manuel Rebelo Cintra

Jonny disse...

será que é mesmo?
eu acredito em si!

jonny

António Vasco Guedes disse...

É sustentante com o dom de apreciar o ritmo da nossa respiração.
Fantástico!

António Vasco Guedes

António Vasco Guedes disse...

É sustentante com o dom de apreciar o ritmo da nossa respiração.
Fantástico!

António Vasco Guedes

carla montenegro disse...

aqui já me sinto mais feliz até dá vontade de me passear e deitar na relva verde e fresca deste delicioso jardim

carla montenegro

João disse...

A vida é sempre muito mais bonita quando valorizamos o seu conteúdo, assim acontece com a poesia da Olinda.

João