quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quero adormecer bem comigo

(O efeito do segredo desvendado
depende daquele que o escuta…)

Sei que nunca esperei nada de ti!
Sempre soube que não te podias dar-me.
E até minto se disser que não quero nada de ti.
Quero! Quero e muito!
Mas só quero o que me podias ter dado…..
Não deste! Tudo bem… ou antes tudo mal.
Porque o que eu queria de ti estava ao teu alcance.
Em nada te prejudicava ou alterava,
o que quer que fosse na tua vida,
Mas a mim ter-me-ia feito muito feliz.
Será que não me podias ter dado um pouco do poder que tens?
O poder de me dizer coisas simples mas importantes, tais como:
:- Amas-me, não te amo, respeito o que sentes por mim,
Não te agradeço, porque não tenho que te agradecer, mas até
Me sinto feliz por te sentires feliz por me amares!
Porque é bom saber que temos pessoas que nos amam.
Porque é muito bom sermos amados.
---------------------------------------------------------------------------------
Era só este mimo que eu queria de ti.
Só este gesto era o bastante
para que muita da tristeza
que senti,
ter sido um ósculo de plena alegria.
Digo-te isto, porque não quero ser negacionista.
Porque quero continuar a olhar-te nos olhos,
Mas principalmente porque não quero
Estar zangada contigo e menos ainda comigo.
Não deixo de te amar, só porque li,
umas quantas coisas muito importantes e verídicas.
Ou porque me ajudas a clarificar o meu ser.
Continuo a amar-te sim!...E vou continuar.
Até porque não gosto de encontrar a “cama” fria quando me deito.
E porque ainda me fazes muita companhia,
E porque continuo a sonhar contigo,
E porque é a tua voz que me embala,
És tu quem me segura quando quase caio no vazio.
Sei que passas bem sem o meu amor,
Eu não sei se preciso de um Sr. Doutor….
Mas sei que preciso de me sentir
confortável com o que sinto por ti.
Por enquanto mas só por enquanto,
ainda vou acreditando no milagre de cada dia!
O milagre de acreditar que de alguma forma
Conseguirei chegar ao meu ponto de encontro.

2011 Olinda Ribeiro
Aqui posso ser inteira e sem te desrespeitar
tratar-te como meu igual. Porque És o meu semelhante.

52 comentários:

Santos Onório disse...

Olinda,
Exactamente há 1hora que estou a tentar encaixar este desabafo seu,
e ainda não me centrei nas várias emoções que me provocou, só sei que tenho que lhe chamar Mulher Coragem, pois é preciso ser muito corajosa para se expor desta maneira.
Até me sinto ridículo por as lágrimas teimarem em saltar, é que a intensidade e a feracidade é tal que agride o conformismo de quem se deixa ficar na panaceia, esperando que a vida aconteça.


Santos Onório

Vasco Sotto Salgado disse...

Se eu fosse capaz de dizer um terço do que aqui escreveu, já me sentiria muito melhor comigo mesmo.

Vasco Sotto Salgado

Vasco Sotto Salgado disse...

Fiquei curioso com o estado em que o meu irmão ficou depois de a ler, li,... e fiquei igual a ele. Não é por sermos gémeos... é por a Olinda
atingir directamente o que a incomoda, sabendo que as consequências deste acto podem ser muito punitivas.
Mas fiel a si mesma, vai e enfrenta.
Ou é saudavelmente louca... ou muito sábiamente corajosa!
Seja lá o que for... ainda bem que o É!

Victor Sotto Salgado

Alvaro Santos disse...

A Olinda não é de meias medidas.
Ou está toda por inteiro... ou então nem se dá ao trabalho.
Frontal e directa, desliza pelo fio da navalha sabendo que se pode ferir mortalmente.
Nada a impede de ser 100% fiel a si e aos sentimentos que nutre.

Anónima Reconhecida disse...

A Olinda minha querida tirou-me foi o sono...
felizmente sou mulher e assim posso ficar tranquila que a amiga já disse o que eu tenho entalado na garganta.

Anónima Reconhecida

Vou já dizer ao meu cavalheiro que tem aqui um "recadinho"...
obrigada

Mário Rodrigues de Sá disse...

Agora é que vai ser bonito...
não vai haver sitio onde me esconda... até me sinto feito num oitenta.

Lurdes Almeida Perestrêlo disse...

Olinda tudo começa bem quando começamos pelo principio de sermos fidelíssimos ao facto de sermos racionalmente o "ser" original que somos ao nascer.

Lurdes Almeida Perestrêlo

Alentejano dos 4 costados disse...

e eu também queria adormecer bem comigo e agora vai ser muito difícil.
Esta sra tem cá um estalo que até fico todo encorrilhado. Irra que nem se compadece de um pobre compadre alentejano...

Alentejano dos 4 costados

Maria Luísa Salgueiro disse...

E faz muito bem, o prémio merecido, quando vamos dormir... é dormir bem com a nossa consciência.
E se tem que dizer o que a possa impedir de dormir bem, então força, que para mim é um prazer ler a sua constante ponte para o seu encontro pessoal.
Ganho e aprendo e delicio-me
Muito obrigada Olinda

M. L. Salgueiro

Antónia Matos Neves disse...

Acho óptimo que queira estar bem.
E muito obrigada por mais este presente.
Trata o próximo como seu semelhante, uma atitude que temos o dever de ter sempre presente.


muitos beijinhos

Antónia Matos Neves

Fernando Portela Brito disse...

Nunca mas nunca deixe nem permita que o que quer que seja a impeça de ser exactamente como é. Essa é a sua maior riqueza, e também o que tanto me atrai em si.
bjs

Fernando Portela Brito

Tereza Assis Macedo disse...

Guardo no peito a força de nunca me trair, admiro-a porque sem atropelar seja quem for e amando quem a rodeia
tem perseverança em manter a sua identidade.
Obrigada
Tereza Assis Macedo

Miguel Lemos disse...

Estimada Olinda muito agradeço por nos confiar os seus magnéticos segredos, e agradeço porque me faz questionar.
muito obrigado

Miguel Lemos

Lucas Caeiro disse...

A Olinda faz as mais belas declarações de amor que algum dia alguém escreveu.
Se fosse eu o destinatário desta declaração de amor, sentir-me-ia Deus.
Adorei ler e emocionou-me até ao mais profundo da minha alma.

Lucas Caeiro

Sidóneo Junqueiro Pais disse...

Boa leitura é sempre um bom motivo para apreciar este espaço.
E o felizardo é um sortudo.

Isabel Dória Andrade disse...

Que feliz eu seria se alguém se declarasse a mim com tanto enlevo,
não é para mim, mas sinto o meu coração a chorar de alegria.
O amor quando é amor faz uma pessoa
sorrir mesmo quando não é correspondida.
parabéns

Isabel Dória Andrade

José Manuel Antunes disse...

A Olinda sabe muito bem como deixar um coração arrebatado, sabe que me abana ao ponto de eu me interrogar, se dou o devido valor á minha querida companheira.
As suas palavras são como que uma consciência.
Um grande abraço

J. M. Antunes

Alberta Góis disse...

.... perdi o apetite.
Agora só quero correr para os braços do meu amado.
A Olindinha é uma musa muito inspiradora.
muito de tudo porque é a minha centelha da felicidade.

Alberta Góis

Maria Manuel Rebelo Cintra disse...

Foram trovas foram brados foram as suas palavras a dizerem que o amor é
para ser partilhado, e que não temos que nos agarrar a pormenores que nada dizem.

Maria Manuel Rebelo Cintra

Tomás de Medeiros disse...

Implodiu dentro da minha cabeça uma catadupa de questões que me deixam um bocado sem leme.
Quando for "grande" também quero ser capaz de ter a coragem de dizer estas coisas.
Olinda Ribeiro tem um jeitinho muito especial para me deixar sem chão.

Jonny disse...

vou contar uma coisa, gosto muito da sua poesia, aliás só gosto mesmo muito da sua poesia (já vou curtindo um bocado o outro poeta porque temos umas ondas musicais). Curto as letras das músicas, principalmente se forem
dark, mas nem penso muito no assunto, e quando vim aqui foi numa de curtir os cotas, (os meus pais) mais para ter assunto que outra coisa, mas a sra vem daí com uns passinhos mansos e pregou-me um valente susto porque fiquei agarrado. Até tenho medo de gostar tanto. É que só tenho 20 anos e por vezes é difícil acompanhar o raciocínio, não sou burro, só sou novito, e quando estou a estudar noite dentro (há que pensar no futuro)...faz-me muita companhia. Mas o que lhe quero mesmo dizer, é que penso nas coisas que escreve, e se por um lado pareço mais adulto, a verdade é que agora me divirto muito mais com os amigos, a namorada, e até com os meus pais, já sou capaz de lhes dizer que gosto deles e até curto falar destas cenas com eles. E também já não preciso de tantas coisas, até acho interessante passear e comer um cachorro sentado na relva a apreciar a vida. aproveito para dizer que já não ando com as calças a cair... e até acho cool.

Depois de escrever isto tudo até me sinto mais leve e até mais novo.
(Acho que só na faculdade é que escrevo tanto porque tem mesmo que ser)

jonny

Joana Fernandes disse...

puxa que até me falta o ar...
vou dormir e amanhã declaro-me...
e aproveito digo tudo o que tenho a dizer sem mágoa

Joana Fernandes

Leonardo Brito disse...

Boa noite Olinda Ribeiro,

Psiquicamente, a complexidade evolutiva da minha matriz está a sofrer uma transformação de fluxo mais reactiva que me proporciona maior satisfação. O prazer efémero não me seduz. O desafio de alcançar o nível seguinte é muito mais atractivo pois sei que estou a desafiar a minha própria gravidade.
Considero-me realizado profissionalmente, mas estou a introduzir novos formatos na minha linha de acção porque me sinto mais estimulado.
No dia em que me deixei seduzir pela sua poesia, longe de mim pensar que me tornaria num ás da sedução interior.
Por a Olinda ser tão sedutora e sensitiva atraiu-me para um conceito em que mais importante que a verdade, é a importância de Ser autêntico e genuinamente livre
de ser Eu.

Leonardo Brito

José Meneres Pimentel disse...

Olinda,

Tenho necessidade de gritar ao mundo inteiro que a amo e que estou arrebatadíssimo com a explosão de emoções que me invadem.
Vão chamar-me louco porque nem sequer a conheço pessoalmente, só consigo afirmar que é a mulher mais fascinante do mundo! Seduziu-me com a beleza da sua alma, e nas palavras que hoje li, percebi que sou mais feliz por a amar sem rodeios.
Boa noite minha amada.

Madalena Formigal de Castro disse...

Seduz, ao assumir completamente a perspectiva de saber que não receia não ser correspondida no seu amor, mas não permite que desrespeitem o amor que sente.
Olinda, obrigada por mais este momento estóico e por mostrar que ninguém a pode humilhar, porque é a primeira a impor respeito a si própria.
Excelente

Madalena Formigal de Castro

António Vasco Guedes disse...

bom dia Olinda,
sempre directa e sem falsos pudores.
Maravilhosa forma de sublimar o amor que sente, mas sem cobrar entrada, apenas exigindo respeito pelos seus sentimentos, nem imagino como é receber uma declaração de amor como esta. Se fosse comigo já lhe teria enviado um ramo de flores lindíssimo, e um pedido de desculpa por não lhe dar o que estava ao meu alcance e que muito merece, pois tanto quanto entendi, só queria um sorriso de quem tanto ama, um abraço de conforto, e o reconhecer que sermos amados é o melhor presente que podemos receber.
Lindo e muito penetrante.

António Vasco Guedes

Anónimo disse...

A chama acesa é o que nos aquece e ilumina.
Maravilhoso, não me canso de reler.

Anónimo disse...

Lili, gosto muito deste complemento directamente ao coração, mas o comentário anterior era para o teu colega poeta, que se chama és a minha vida,
diz lá ao sr para por lá no sitio.

Aninhas

Anónimo disse...

dá-me uma sensação de amor intemporal. Tudo transita interiormente e flui natural e objectivamente.

A.A.

Maria Rodrigues disse...

Entendo e subscrevo, para que o amor seja amor, temos que ser frontais e directos, deixar assuntos mal resolvidos é manter a porta aberta
á insatisfação.

Maria Rodrigues

Acácio Almada disse...

Também gosto de dormir bem comigo, a Olinda por vezes tira-me o sono...
mas é por uma boa causa.
Deixa-me propenso a resolver assuntos interiores.
Um abraço

Acácio Almada

Bruno Monteiro Castro disse...

Maravilhosamente eficiente, quando se diz o que se tem a dizer... fica tudo dito!
Melhor assim.

Mariazinha disse...

Olinda como eu sei o que isso é, quando deixamos as coisas arrastarem tudo perde o brilho.
BJS

Mariazinha

Olga Nobre disse...

Tomo nota, e vou ver se me aguento e sigo o exemplo...!

Olga Nobre

Natália Sommer disse...

Bom dia Olinda,

Preciosa declaração de amor, mas, enfatizando muito bem o que pensa e quer.
Gabo-lhe a bravura.

Natália Sommer

Carolina Melo Menezes disse...

tenho mar como pano de fundo....
tenho a Olinda a despir-se do que a está a incomodar, tenho na mente uma pergunta ao destinatário desta poesia,...
Como digere e como sente esta declaração de amor e esta frontalidade?
Gostava muito de obter uma resposta!

Carolina Melo Menezes

Dário Santareno disse...

Bom dia Olinda, é mesmo para deixar uma pessoa sem fôlgo. Mande-me lá um gramita dessa coragem que já me ajudava e muito....!

Um grande abraço

Dário Santareno

Filipe Nóbrega e Mello disse...

Enquanto o sentimento se desenvolve
é relativamente fácil alcançar a harmonia, quando já está todo desenvolvido e instalado é necessário agir para não se perder o controle, a Beleza da sua sabedoria, tem o gosto da entrega intensiva aos seres amados, mas sem permitir que a sua harmonia fique desequilibrada.
Sei que é um trabalho árduo, mas a Olinda Ribeiro demonstra que está á altura da "tarefa" que se apresenta.
Muito pode quem AMA!

Filipe Nóbrega e Mello

Zeferino Almeida disse...

Adoro esta sra mexe até quando não há vento...

António Vasco Guedes disse...

Eu também adormeço muito bem consigo, já que a sua poesia é uma excelente vitamina para me levar ao planeta do
imaginário.
Mas também me tira o sono quando escreve bofetadas que me deitam por terra... Mas vêem na hora certa.

António Vasco Guedes

Domingas Sampaio Tavares disse...

Boa quase noite Olinda,

Aprecio a maneira de estar na sua verdade.
Substancialmente o mundo está em constante mutação, a Olinda porém mantém a sua essência imutável.
É agradável e gentil na defesa dos seus afectos, reage instintivamente a qualquer tentativa de inferiorizar ou menosprezar o que para si se reveste de suma importância.
Gosta de crescer e deixa crescer tudo em redor, é por isso que a natureza é tão generosa consigo.

Domingas Sampaio Tavares

Paulo Sousa disse...

Puro encantamento esta declaração de amor.
Interrogo-me como reagiria se recebesse uma declaração destas.

Paulo Sousa

B. Magalhães disse...

Já encontrei a resposta para esta ventania danada...
O vento também quer ser amado assim com tanto arrebatamento.
Até eu gostava...

B. Magalhães

António Lopo Serzedêlo disse...

A Olinda Ribeiro pratica uma máxima intemporal: Liberta o espírito do medo
e viverás sem correntes nem algemas.

Victor Gonçalves disse...

Esta maravilhosa declaração de amor fez milagres na minha vida... por vezes temos a tendência de ter como garantido o amor de quem nos ama e não vamos regando o jardim com água fresca... um dia podemos descobrir que fomos tão desmazelados que perdemos o que mais amávamos, por isso há que mudar de atitude antes que cheguemos a esse desastre.
Amada Susana és o jardim mais belo de todo o paraíso, Olinda muito obrigado por tão bem tratar o amor.

Victor Gonçalves

Anónimo disse...

Profundo este pôr os pontos nos iii
sem dramas e com muito amor.


Anónimo muito assíduo

Bernardo Maria Coutinho disse...

Os segredos tendem a continuar segredos quando a interiorização do segredo se mantém intimo e pessoal.
A Olinda Ribeiro partilha os seus segredos pois sabe que continuam a ser segredos, independentemente de quem deles tenha conhecimento, pois cada um fará a sua própria leitura e guardá-lo-á como um bem só seu.

Bernardo Maria Coutinho

Olga Nobre disse...

Sempre que leio este texto a minha interpretação do mesmo refina-se...

Olga Nobre

Delfina Lonte Freitas disse...

Olá Olinda,

Não é nada fácil ter esta postura, marcadamente exposta a juízos (ainda que de desconhecidos, mas de certeza também de conhecidos) de valores ou até comportamentais, porém a Olinda não se intimida... e vai... enfrenta as consequências e defende o amor que
a sustenta e lhe dá força. Não sei se será valentia, mas o que quer que seja que a move tem um poder incrível.
parabéns

Delfina Lonte Freitas

carla montenegro disse...

também gostava de ter a coragem de dizer umas quantas verdades (minhas verdades) que tenho entaladas na garganta falta a coragem e a ousadia

carla montenegro

João disse...

Bem a a estimada Olinda diz o que tem a dizer e... diz muito bem.
Mulher de fibra.

João

Joaquim Liberto disse...

Ser-se inteira e respeitar o semelhante é um segredo que está ao alcance de todos.
apreciei muito esta leitura

Joaquim Liberto