terça-feira, 19 de julho de 2011

A mão do destino

Ela aponta para ti. A mão do destino.
Está a teus pés. Para onde tu irás ?
Estás gelado. Até já ouves o sino.
Na madrugada os portões encontrarás.

Todas as noites o teu mundo explode.
Abandona a gravidade e a morte.
Vive agora. Chegou a eternidade.
O teu tempo irá chegar. Liberta-te.

Nada do que vês voltará a ser igual,
Cada segundo, é uma nova chama,
Que iluminará o trilho já traçado.

É o tempo de perdoar quem fez o mal,
De veres se fizeste a tua cama…
Passarás a barca ? Leva trocado…

2011 Vasco de Sousa

18 comentários:

Alexandre Arouca disse...

O Vasco de Sousa sabe que é um excelente poeta, mas poderia ter adiado um pouquinho mais a publicação destes dois sonetos, é que estava muito apetitoso ficar por mais algum tempo, no tempo dos sonetos da Olinda.
E também se torna um pouco mais difícil dar neste momento a atenção que os seus bons sonetos merecem.

Alexandre Arouca

PS: não pretendo ofendê-lo de forma alguma, só que acho que era muito útil para quem o Lê e gosta de si, digerir melhor os sonetos da Olinda durante um pouco mais de tempo, para que nos possamos entregar inteiros há sua poesia. O Vasco de Sousa merece a nossa atenção.

B. Magalhães disse...

Boa tarde Vasco de Sousa, é realmente um excelente poeta....
e porque a vida é feita de contrastes,
os srs poetas não fogem á regra e aplicam-na com muito estilo.

B. Magalhães

Alberta Góis disse...

Tenho a certeza que o Vasquinho fez de propósito para me arrancar do paraíso e levar ao inferno (aponte lá a mão do destino para outro lado que eu quero gozar as minhas merecidas férias).
Como é óbvio é um soneto muito bom, mas já se sabe que de si esperamos sempre sonetos e poesia muito boa.
Um abraço e sorria que eu gosto de harmonia.

Alberta Góis

Joana Fernandes disse...

Tem muita razão no que diz, deve ser por ser Verão... mas gosto muito mais da sua poesia com tons alegres...
um abraço

Joana Fernandes

Olinda Ribeiro disse...

Boa tarde Vasco,
Gosto do soneto, tem a sua marca bem vincada, e , tem uma componente bastante alusiva ás escolhas e opções
que fazemos, mas por alguma razão, não o consigo colar á sua pessoa, é que no meu imaginário o homem V.(não o poeta) e a vida não têm qualquer incompatibilidade. Os dois estão muito bem harmoniosos.
Um beijo

Olinda

Marina Salema disse...

boa noite Vasco de Sousa, a quem se destina este soneto? É que parece que está a mandar um recado a alguém. ... talvez até a si. Mas não se incomode muito com a cama por fazer... faz-se num instante, e até pode ser que com uma reparadora noite de sono, fique mais ameno.

Marina Salema

Victor Gonçalves disse...

Ora boa noite outra vez, para quem acredite no destino, este belo soneto até está muito directo.
Eu acredito mais que o destino somos nós que o vamos criando dia-a-dia.

Victor Gonçalves

Alvaro Santos disse...

Oh meu amigo, a mão do destino muitas vezes até é a nossa própria mão, outras vezes o destino nem sabe porque é chamado á baila.
mas que se aplica a muito boa gente ... até é muito certo.
um abraço

Alvaro Santos

Mariazinha disse...

Provavelmente não vai gostar deste comentário, mas é o que penso, acho que está aborrecido ou zangado com alguém ou até consigo, e este soneto
é uma forma de se libertar do que o incomoda, acho até que faz muito bem.
Mas não tem o brilho a que já me habituei.

Mariazinha

José Manuel Antunes disse...

Bom dia Vasco de Sousa.

Todos os dia passo a barca e tenho que levar trocado porque senão é uma chatice com os trocos....
Ademais é mesmo ir vivendo como se pode.....
Um abraço
J. M. Antunes

Maria disse...

Estamos no verão....
Seja um bocadinho mais caliente,,,
e dizem que sorrir faz milagres....

um bom dia

Maria

Anónimo disse...

Vasco de Sousa,
é verdade até é muito verdadinha...
mas a malta também precisa de se divertir um bocado.

Anónimo Assumido

Zézinho disse...

pois acho que faz muito bem em libertar-se e perdoar a quem lhe faz mal vai ver que se sente melhorzinho
e com mais vontade de ver as coisas bonitas

Zézinho

Isabel Dória Andrade disse...

Por vezes o destino tem um humor muito negro...
Eu sempre que posso não me levo muito a sério....
temos aqui bons profs.


Isabel Dória Andrade

Dama Misteriosa disse...

Tanto quanto possível tento viver sem fazer muitos cacos.

Dama Misteriosa

Jonny disse...

Boa mão o destino me destinou....
O soneto até bate bem.

Jonny

Anónimo disse...

por quanto o destino já esteja traçado no cosmos... eu gosto muito de dar a minha mãozinha, porque acredito piamente que o cosmos também nos dá a opção de sermos nós a decidir.

A. A.

carla montenegro disse...

passa a mão para outro lado que a minha trajectória já me dá muito trabalho e de barca só mesmo a do auto da barca do inferno que penso ter sido onde se inspirou
livra

carla montenegro