sexta-feira, 8 de julho de 2011

Entendimento & Agradecimento

Pondo de parte falsos orgulhos e mesquinhices,
Quero agradecer a tua disponibilidade,
Para me atender e dentro do possível entender,
Não sou de ficar presa em teias de aranha,
Mas preciso porque está na minha natureza,
Ter a minha casa interior desarrumadamente arrumada.
Não estou confortável com o exorcismo dos meus afectos,
Nem pretendo viver no eterno não senso,
A lógica dos sentimentos não faz sentido para mim,
E quando me pavoneio gosto de o fazer em consciência.
Por consequência tenho o universo de olhos postos,
Na minha total apatia para o que os outros possam pensar.
É certo? Talvez!... É errado? Muito provavelmente!
Sou muito egoísta, pois só consigo amar se me amar.
É uma das coisas que estás a fazer comigo, e bem,
É provar-me que sempre me amei e muito!
Portanto, só tenho que estar agradecida.
Não vou calcorrear por caminhos dúbios,
E se rodo em volta de mim como um peão,
Pelo menos quero fazê-lo serenamente.
Quero olhar para o espelho sem ver uma imagem,
Porque é urgente olhar para dentro de mim e eu estar lá.
Se estou consciente com o que acabei de escrever?
Essa É provavelmente a única certeza que tenho agora!
Agradeço o facto de estares comigo, e a meu favor.

2011 Olinda Ribeiro

50 comentários:

José Meneres Pimentel disse...

Bom começo de tarde,
A Olinda tem um coração e uma mente que me atrai como se fosse o íman mais potente do mundo, e tenho que agradecer a razão de me chamar á razão, e, razoavelmente, até fico encantado comigo mesmo, este "poema" vem direitinho ao meu entendimento, e até parece que o escrevi para si, para lhe agradecer ajudar-me a gostar cada dia mais da minha pessoa.

José Meneres Pimentel

Alberta Góis disse...

Ai querida Olindinha se está a escrever esta beleza para mim, nem sei de que tamanho vou ficar...tão inchada que estou de vaidade,.... agora a sério, vou pegar nas suas palavras e dirigi-las a si, porque se há alguém que me merece gratidão, é sem dúvida alguma a minha querida Olindinha.


Alberta Góis

Maria Costa disse...

Olá estimada Olinda, sabe que mexe com todas as nossas emoções, e mesmo assim segue em frente, a esta atitude, eu chamo afecto pelo seu semelhante, porque a Olinda sabe que lhe ficamos gratos por caminharmos a seu lado e apreender estes ensinamentos ao mesmo tempo que a própria Olinda os vai apreendendo.

Maria Costa

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

Magnifico!
Pessoalmente acho este poema o mais maravilhoso espectáculo de pirotecnia alguma vez realizado!

Estou completamente em transe.

Vasco Sotto Salgado disse...

Boa tarde Olinda

Espero muito sinceramente que tenha a noção do quanto este texto é FABULOSO!

Vasco Sotto Salgado

Maria Luísa Salgueiro disse...

Olá Olinda,

Chamo-me Maria Luísa Salgueiro, sou uma grande apreciadora e consumidora
de toda a sua obra, o porquê desta apresentação? Muito fácil... o meu eu metamorfoseou-se, Sou uma pessoa nova, revelei-me aos poucos através do que escreve, agora olho-me no espelho e felizmente vejo-me toda inteira. A minha auto estima disparou de tal forma que sinto uma confiança, que nem sequer pensei que pudesse existir.
Os problemas não desapareceram, mas parecem-me agora muito mais fáceis
de resolver.
bem haja

M. L. Salgueiro

Filipe Nóbrega e Mello disse...

Muito boa tarde, é inimaginável o que sinto quando leio o que escreve.
O tempo literalmente pára! Eu sinto que o mundo ficou colorido e envolto
em harmonia plena.

Filipe Mello

Sidóneo Junqueiro Pais disse...

Prezada Olinda a leitura é o meu elemento natural, mas ler o que a Olinda escreve, é como se todas as sugestões e sensações fizessem um pensamento especial para cada minuto do dia. E dou comigo a sorrir mesmo que não saiba porquê.

Sidóneo Junqueiro Pais

Luís Grillo disse...

É muito bom saber que quando abro este espaço vou exceder as expectativas preenchidas no meu imaginário, aliás nem vale a pena sequer tentar imaginar! Gostava muito
de morar na sua mente para me deliciar com o que por lá se passa!

Luís Grillo

Santos Onório disse...

Olinda,
Sei que escreve para si, quando escreve para todos, mas diga com toda a franqueza, sabe que nos provoca emoções muito fortes com a sua escrita, e o que é que sente em relação ao que nós sentimos por si?
Gostava que respondesse... se me quiser fazer esse agrado.

Santos Onório

Tereza Assis Macedo disse...

Boa tarde estimada amiga Olindinha, dê lá por onde der este momento é só meu e seu. Este momento em que me encontro a partilhar a sua intimidade mental, é tão precioso para mim, que não permito que o que quer que seja interfira.
O meu agradecimento por me proporcionar este encontro que me deixa radiante de felicidade.

Tereza Assis Macedo

Miguel Lemos disse...

Só aos poucos fui percebendo como é fácil tratar a Olinda como se a Olinda fosse a nossa companheira e amiga de todos os dias. Parecia-me um bocado descabido a forma intima como os leitores a tratam e se referem a si, mas com o tempo fui percebendo que o extraordinário é que se assim não fosse, tudo estaria errado. De facto estabelecemos uma relação tão integra e intensa que tudo flui com
naturalidade. Estamos todos de parabéns porque conseguimos esta união de sermos todos um todo.

Miguel Lemos

Joana Fernandes disse...

Neste final de tarde, e, ao ler este revelador e elucidativo poema, a Olinda, deixa-me a pensar que está a escrever directamente para mim, eu pergunto-me o que fiz para isso, depois recordo-me que se eu escrevesse, escreveria exactamente como a Olinda, não mudava nem um ponto ou virgula, simplesmente porque tenho a sensação que a Olinda me lê os pensamentos, a alma e o coração.

Um mundo de beijinhos e agradecimentos.

Joana Fernandes

Mariazinha disse...

Ai que inveja que esta sra me faz!
(Mas é inveja da boa,) mas faz-me mesmo muita inveja, o que eu dava para ter sido eu a escrever estas coisas todas que nos oferece.
Mas ainda bem que escreve e partilha, pois era um desperdício sentir e escrever assim e guardar só para si.
Beijinhos abraços miminhos festinhas.... que como já muitos, sabemos, a Olinda tem direito adquirido a tudo e mais alguma coisa.


Mariazinha

Jonny disse...

Adoro a sua textura tanto da linha do pensamento como da exposição.

Anónimo disse...

Alguma coisa se está a passar... um Poema maravilhoso da Olinda ainda por comentar? querem lá ver que esta coisa está com uma virose?
Se por acaso este chegar aí espero que não contamine nada pelo caminho, mas voltando á poesia que foi o que me trouxe aqui, Não sei o que os outros leitores pensam, quanto a mim estou perante poesia da melhor.
gosto mesmo muito, gosto tanto que vou ler + vezes, até ficar bem gravadinha dentro do meu pensamento.

Alentejano dos 4 costados

Alvaro Santos disse...

Boa noite Olinda, depois de uns faditos bem castiços pela fadista Cidália Moreira ao vivo e a cores na feira do artesanato do Estoril, chegou o momento alto da noite, a sua fascinante poesia! O que mais posso eu pedir? Posso pedir para continuar a mimar-me assim porque eu gosto muito!
Um abraço

Alvaro Santos

Dama Misteriosa disse...

Quem tem medo do lobo mau?
acho que os lobos maus se extiguiram, ou então a poesia desta rica poetiza amansou-os de tal força que os pobres bichos, agora são uns lobinhos muito simpáticos e felizes, já em mim o efeito reverteu-se, era uma menina bem comportada tal qual manda o figurino, e agora estou toda saída da casca, até só já faço o que me apetece...... dentro do possível!!!
obrigadinha

Dama Misteriosa

Ao contrário da maioria, prefiro a poesia do Vasco de Sousa!...
Mas a Olinda também mexe muito comigo.... Oh lálá se mexe!

(É que tenho um fraquinho por ele...)

Dário Santareno disse...

Boa noite, a Olinda faz-me dormir como um anjinho, sempre! porque fico sempre com a mente muito levezinha... e o coração muito apaziguado.
Obrigado

Dário Santareno

Marta e Francisco Paes Linhares disse...

Muito boa noite Dª Olinda, mais um excelente momento de introspecção e crescimento partilhado a dois, e lá vamos fazendo a nossa caminhada sempre de mãos dadas com a vida.

Marta e Francisco

Antónia Matos Neves disse...

Foi num ápice enquanto cheguei aqui, disseram-me que a Olinda estava a todo o vapor com um poético
agradecimento, claro está que vim o mais rápido que pude, e até fiquei como o meu amigo, com os néons todos a piscar. Fantástico!
beijo agradecido e muito fôfo

Antónia Matos Neves

Etelvina Durão Abecassis disse...

Nunca comentei nada na net!
E vai ser a minha primeira vez...

Sra Poetiza ou escritora, é assim, gosto muito das coisas que li, mas ainda estou um bocado verde nestas andanças, por isso vou ter que reler tudo mais minuciosamente, até porque tem muita variedade, mas para já as coisas até me surpreendem pela positiva, e a Terezinha pode ficar descansada que
não vou desistir... realmente estou a gostar há séria.

Etelvina Durão Abecassis

Carlos Jordão disse...

Olinda,
minha estimada Olinda eu sei que escreve tudo o que sente, e que lhe dá gozo mexer os cordelinhos todos dos seus neurónios, mas eu se continuo assim neste crescendo, qualquer dia, já não arranjo daquelas desculpas esfarrapadas que conto a mim próprio para NÃO fazer as palermices que faço. E isso significa eu ficar um homem mais coerente comigo mesmo, e não sei se vou gostar de viver sem esta confusão que me dá jeito porque assim não me sinto culpado nem responsável pelas minhas atitudes imaturas.

Carlos Jordão

José Manuel Antunes disse...

Bom dia prezada Olinda, antes do almoço, é preciso deixar o interior mental bem alimentado, e foi o que acabei de fazer....
Um grande abraço

J. M. Antunes

Alexandra Monteiro De Barros disse...

Já estou no bom caminho...eis uma excelente sugestão, arrumar a casa interior, e vou arrumando com a preciosa ajuda da Olinda, poupo uma dinheirama no psiquiatra e nem preciso de medicação....
O agradecimento é todo meu!
bjs

Alexandra Barros

Zézinho disse...

boa tarde minha sra estou um bocado a pensar porque é que ainda não está aqui comentário nenhum é que já foi publicado há muitas horas e os leitores respondem logo passa-se qualquer coisa mas a sra Olinda não se preocupe porque está muito bom e tudo o que escreve é muito importante
e gosto muito de tudo

Zézinho

Gil Alves Macedo disse...

Ora então boa tarde Olinda, ainda não foi desta que me mandou um soneto...porém esta poesia é mesmo o que me faz falta, já que estou em férias aproveito e dou uma arrumadela
na "casa" interior.
um abraço

Gil Alves Macedo

Victor Gonçalves disse...

Boa tarde Olinda,
então mais um prémio pelo nosso bom comportamento. Por mim agradeço, que até me sinto melhor que nunca,

Victor Gonçalves

Helena Ribeiro Telles disse...

»»»»»»»»»»»»»»»»»))) 0_0 e acertou em cheio! Nunca Falha!
E eu agradeço.
x coração

Alexandre Arouca disse...

pois muito bem, assim é que eu gosto quando a escrita é útil a mais valia
retorna com juros bastante elevados, e todos estamos de lucro, vou até fazer depósitos de conservação para que nunca perca a validade, com os tempos que se avizinham e os cortes
que temos que fazer, porque além de mal governados fomos esbanjadores, nunca é demais ter a casinha mental arrumadinha, que bem vamos precisar dela para o que vier, porque dar nunca deu, e o povo exalta-se
fácilmente.

Alexandre Arouca

Sargento Ferreira disse...

Boa tarde Olinda , pelo que me é dado ler, posso ficar descansado que vou ter sempre excelentes momentos de introspecção!


Sargento Ferreira

Anónimo disse...

Entendido & muito agradecido.

Anónimo muito assíduo

Mário Rodrigues de Sá disse...

Boa tarde vá-se lá perceber como estas coisas funcionam, até sou um homem da informática, mas por mais que se faça as coisas nem sempre correm bem, assim acontece o contrário com a poesia da Olinda, não sei nada de poesia, mas lá que em mim a sua poesia funciona ás mil maravilhas é inegável.

Mário Rodrigues de Sá

Manuel Maria Stuart Tudela disse...

Esta sra escreve mesmo muito bem, passei a tarde toda a ler a sua poesia, e comecei mesmo pelo primeiro, foi cá uma tarde super bem passada, e vou-lhe dizer que além de me divertir também aprendi imenso, pode adicionar-me á sua lista de fãs, e muito obrigado.

Manuel Maria Stuart Tudela

Zeferino Almeida disse...

Quem havia de dizer que estes srs poetas escrevem coisas tão interessantes, vou aparecer mais vezes neste espaço, gosto muito da forma como está organizado, até se passa um bocado bem catita.

Zeferino Almeida

Luis Vaz disse...

Exma Sra Dª Olinda Ribeiro

Os meus aplausos para a grandiosidade desta obra, com a sua dedicada entrega a este espaço, o seu expoente de sucesso é continuamente renovado, a sua interioridade aqui espelhada é também um motivo para a minha evolução enquanto ser dotado de raciocínio, os ensinamentos que de si retiro, tem sido uma força que me impele ao não desanimo, muito lhe devo por me apoiar num momento
(já quase ultrapassado) em que a sua poesia foi o meu porto seguro, permitindo-me recuperar.

Muito bem haja

Atenciosamente

Luís Vaz

B. Magalhães disse...

Compreendido, entendido e agradecido.

Boa noite minha estimada poetiza, aqui neste precioso desenrolar de intimidade, hasteei a minha bandeira e defendi os meus afectos, sou sempre mais feliz quando leio a sua poética forma de dizer de si, antes de pensar algumas atitudes, e dou comigo a sorrir com a plenitude de quem tem a consciência mais tranquila. Também porque os resultados são mais precisos e a retoma mais apetecida.
Bem haja por nos dar o melhor que tem.

B. Magalhães

Leonardo Brito disse...

Bom dia,

Este é, penso eu, um daqueles agradecimentos, que todos devemos ter gravados no coração, e, no entendimento que é a nossa mente, pois assim está a jeito para o utilizarmos sempre que o momento surge. Ao longo do dia temos com certeza muitas oportunidades para o utilizar, e espalhar gratidão por todos aqueles que a merecem. E não é só nos grandes feitos, mas também nas pequenas coisas, todos sabemos isto desde sempre, mas temos tendência para deixar passar. A Olinda vai ajudando como pode e sente, e nós vamos agradecendo!

Um grande abraço para um grande ser humano.

Leonardo Brito

Fernando Portela Brito disse...

Bom dia Dª Olinda

As suas palavras são muito sugestionáveis, sinto-as como uma melodia suave que me vai ajudando a harmonizar e a pacificar o meu interior, o bom é que também vou mais
longe e sinto.me completamente á vontade para dizer a quem gosto, que as aprecio, mas também o que me incomoda, não vou dizer que aprendi isto consigo, mas digo sim que me dá uma confiança e aumento de auto estima que me deixa muito confortável para tomar estas iniciativas, e atitudes, que embora já as tomasse me deixavam um bocado
inconfortáveis comigo,... vá-se lá saber o porquê...
É por todo este bem estar que me proporciona, que sei que hoje sou um melhor ser humano. Nada nos faz mais completos que estarmos bem na nossa pele.
Um beijo tão carinhoso quanto o carinho que sinto por si.

Fernando Portela Brito

Vasco de Sousa disse...

Caros leitores:

Este blogue está configurado para que os comentários sejam moderados, isto é, sempre que os enviam eles ficam cá guardados, e só depois de eu os ler é que decido se publico ou não. Isto é para que não surjam comentários pouco próprios ou fora do contexto do blogue.

E satisfazendo a vossa curiosidade, não se passa nada de grave. Como muitos de vós, tirei um fim de semana de férias e fui até à praia com a família, que me soube muito bem.

Quando voltei, encontrei cerca de 50 comentários e muita gente preocupada. Agradeço-vos, mas aviso também que, neste e no próximo mês, hei-de ausentar-me por variadas vezes, porque também preciso de umas fériazitas.

Beijos e abraços

Vasco

Anabela Pina disse...

E temos a Olinda a dar-nos muito miminho, e que rico mimo!
Eu fico enternecida e devolvo o agradecimento.

Anabela Pina

Hugo Santiago disse...

Boa noite, nem sei qual a razão do reboliço...
mas tenho quase a certeza absoluta que já tinha comentado este agradecimento maravilhoso.
Já o imprimi, e enviei a algumas pessoas muito especiais.

Hugo Santiago

PS: Ainda bem que o Vasco de Sousa aproveitou bem as fériazitas, merece.

Carlos Augusto disse...

Boa noite querida Lili, porque será que nada que possas escrever me espanta?
Aliás espanta-me é o que não escreves, será que estás a ficar balsaquiana? Ou estás a ficar muito aprumadinha?
Acredito em cada palavra que aqui está, pois também sei que nunca escreverias algo que não sentisses.
Mas não percebo esta tua contenção.
Onde está aquela mulher que revolucionava completamente a aula de filosofia levando o excelente professor a aplaudi-la com exuberância? E a nossa querida professora de Português que se emocionava com a tua poesia! Diz o que receias...
Porque eu tenho a certeza absoluta que não és mulher para deixar a tua aura esbater-se sem que para isso haja uma razão muito forte.
Se os leitores gostam do que esta sra escreve, então se lessem o que escrevia nos anos setenta, ficavam completamente alienados... no bom sentido claro.
Ainda hoje reli um poema teu chamado
: Tóxico mas Independente
Aquilo sim, eras tu a defender a tua natureza, a mesma natureza que hoje está em vias de extinção.
Ergue-te de novo... que o mundo precisa de ti. Eu preciso de ti. O nosso povo precisa de ti.
E mais importante tu precisas de ti.

Carlos Augusto

Olinda Ribeiro disse...

Bom dia estimados amigos leitores,
Carlos Augusto, não sei por onde tens andado com a tua cabeça, ou então referes-te a outra pessoa que não eu, sabes que continuo a ser rebelde, mas nunca quis nem quero nada com politiquices e muito menos com políticos, as minhas "lutas sempre as travei e travo de cabeça erguida e de coração em riste. Se paraste na revolução de Abril...não sei, eu nunca por lá passei.
Muito mau seria se eu parasse nos 20 anos, e se não tivesse aprendido nada, diz-me lá tu o que significa andar por aí aos berros pela rua, quando um ser humano está a morrer sozinho? quando sou eu o ultimo rosto e sorriso e carinho que uma pobre velhinha vê antes de partir? quantas vezes te sentas ao lado de um doente, cujas escaras cheiram tão mal que vomitas o que comes, e lhe agarras na mão e ouves a sua história, limpas-lhe as lágrimas, e dizes que agradeces por partilhar contigo a sua miséria.....Não não sou a madre Teresa, pois de Santa não tenho nada, mas aprendi que é muito mais importante trabalhar anonimamente junto de quem precisa, que publicamente junto de quem só lucra com as dores alheias. Se achas que a minha aura se esbateu, pois eu acho que brilha mais que nunca!
E se a minha escrita é mais intimista e serena, é porque felizmente tenho sido boa aluna, e vou aprendendo a filtrar o que é importante. Não meu amigo nunca fui contra a guerra, mas sou a favor da paz, e a paz interior é a que mais significa para mim.
Portanto continua com a tua revolução que eu continuo pacatamente na minha vidinha a fazer
o que melhor sei fazer... ser eu própria.

Muitos beijinhos e continuamos a ser eternamente e só Amigos.

Olinda

Agradeço a tua admiração porque sei que a sentes...mas vai com calma e aprende a olhar em redor. Já Agora Tóxico mas Independente continua tão actual quanto hoje, é só leres não com a mentalidade dos 20 anos mas com a experiência dos teus 57 anos.
Beijinhos

António Prata disse...

Boa tarde Olinda, tenho a certeza absoluta de já ter comentado este seu excelente trabalho, porém não foi publicado, espero que se tenha extraviado, pois não comento com falta de educação, nem sou desrespeitoso, porém se o dono do blogue achou por bem não publicar, eu respeito, pois é um direito dele, só gostava de transmitir á nossa poetiza o meu apreço.

António Prata

PS: Vasco de Sousa se é que aceita uma sugestão, porque não pegar na excelente resposta da Olinda ao amigo, e coloca-la como texto, é que
deveria ser lida por todos quantos aqui vêem, pois a lição que podemos aprender e o bem que podemos fazer, é muitas vezes a maior prova de amor ao nosso Portugal... e a quem precisa de um gesto amigo.

Antónia Matos Neves disse...

Boa tarde Vasco de Sousa e Olinda, gostava de dar os parabéns aos dois, por este espaço ser uma preciosidade, já agora muitos parabéns á Olinda, pois cada vez mais a aprecio mais enquanto pessoa, e realmente temos que olhar para a vida com a idade que temos. Gostei imenso de ler a resposta da Olinda ao seu amigo de longa data, e até achava muito bem se o Vasco de Sousa, colocasse a resposta da Olinda em destaque, pois é muito preciosa.
muitos beijinhos e abraços para os dois.

Antónia Matos Neves

Maria Manuel Rebelo Cintra disse...

Cara poetiza, tenho estado a ler toda a sua poesia, não vou comentar todos, mas neste comentário agradeço-lhe por todos, e gosto mesmo muito de todos,
tem uma simplicidade e uma frontalidade que seduz sem lugar a reticências.
É um grande privilégio ser sua leitora.

Maria Cintra

Maria Rodrigues disse...

Entender e agradecer... uma atitude que enriquece os dois intervenientes.

Maria Rodrigues

carla montenegro disse...

bem mas é um fogo de artifício do mais magnifico que se possa inventar a sra escreve mesmo muito bem e com uma profundidade que fico zonza


carla montenegro


vou comer uma saladita e depois volto mas vou começar pelo seu primeiro porque assim parece que fico um bocado ás avessas

João disse...

Enquanto o pessoal está de volta dos preparativos para o churrasco,
eu vou começando com uma entrada cheia de vitamina poética...

Quem agradece sou eu que a Olinda tem um jeitinho para me fazer pensar que é um mimo

João