domingo, 23 de janeiro de 2011

Frio gélido. Alma Quente

Este frio gélido é um desconsolo,
Para quem as ruas calcorrear,
Ardem os olhos, os lábios com desolo,
Nem um ai consegue articular.

Lembra o coração de algumas pessoas,
Empedernido, cheio de maldade.
Contrastam com almas simples, boas,
Que até ao mais triste dão felicidade.

Eu nem tenho porque me queixar…
O frio? esse levo-o de temperança,
E o sol lá aparece para me dizer,

Tenho uns raios sempre a brilhar.
E a mim basta ter-te na lembrança,
Para todo o meu corpo se aquecer.

Olinda Ribeiro
Soneto enviado para publicação

12 comentários:

Antónia Matos Neves disse...

Bom dia, está um frio terrível mas já vou mais quentinha trabalhar, um poema assim até nos revitaliza.

Maria Luísa Salgueiro disse...

muito quente este soneto, e tem razão, apesar de tanta maldade existem felizmente pessoas muito boas.



M. L. S.

Tereza Assis Macedo disse...

+ uma vez excelente. muito obrigado
pelo calor que a sua poesia me transmite.


Tereza Assis Macedo

Alberta Góis disse...

muito engraçado que até agora sejam só mulheres a comentar este "Frio gélido. Alma Quente" será que tem algum significado?????????????
Eu por mim como já estou na caminha acho este soneto muito quentinho!
Muito bom.

Joana Fernandes disse...

É um frio das Rússias!
Mas podemos sempre beber um chocolate quente e ler um poema belo como este para ficarmos mais confortáveis.




Joana Fernandes

Anónimo disse...

Tem razão, até agora somos só mulheres a comentar........será que os cavalheiros temem o frio?

Minha amiga hoje lá estavas tu a fazer o que fazes melhor: Ajudar os outros.

1 beijo tão grande como o teu coração

Alexandra Monteiro De Barros disse...

Ainda bem que entre uma coisa e outra vim aqui dar uma espreitadela,
poesia muito boa da Olinda Ribeiro e de outros poetas.


Alexandra Monteiro de Barros

Zézinho disse...

Minhas sras não há problema nenhum com o frio um homem é um homem e sente frio como as mulheres só que as damas são mais afoitas
pois fiquem as sras sabendo que eu acho este poema até bem quente assim do jeito que eu gosto
Zézinho

José Manuel Antunes disse...

Agora é que me aqueço com o calor deste soneto! E é sempre muito bom, quando venho aqui e leio mais umas doces palavras da nossa Olinda.

(queridas sras estão a ser mázinhas, porque sabem que nós homens vos adoramos)

J. M. Antunes

Leonardo Brito disse...

Minha senhora tenha a bondade de me dizer como é que consegue descrever
o que eu sinto palavra por palavra.
É arrepiante.


Leonardo Brito

Gil Alves Macedo disse...

Sinto o fumegar deste soneto de tão quente que é.



Gil Alves Macedo

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

este é muito bom para namorar, e ler
assim há frente da minha lareira.