domingo, 23 de janeiro de 2011

És a minha paixão

As rosas da paixão Eu gosto de ti, mais do que outro qualquer.
Acredita em mim, porque é a verdade !
Nós poetas, mesmo sem nos aperceber,
Amamos com uma maior intensidade !

Quando te digo que és a minha paixão,
Amo-te com todas as forças que tiver !
Quando te abro assim o meu coração,
Dar-te-ei o mundo ! Tudo o que tiver !

No entanto, quando tudo oferecemos,
Deverás saber que não nos esquecemos,
De alguma coisa exigir em troca !

Peço-te o teu mais que sincero amor,
Unívoco, franco e fortalecedor.
Ajuda-me a preencher esta alma oca...

2011 Vasco de Sousa
Adaptado de um outro soneto meu, mais antigo.
Os direitos da imagem, pertencem ao seu autor. A mesma foi retirada aqui.

5 comentários:

Tereza Assis Macedo disse...

Bonito soneto.
- Sr Vasco de Sousa gostaria que me esclarecesse se os sonetos assinados por Cruz e Sousa também são escritos por si, é que tanto na métrica como no conteúdo são muito idênticos aos seus.


Tereza Assis Macedo

Vasco de Sousa disse...

Agradeço o elogio no que respeita a este soneto e aproveito para esclarecer que os meus sonetos são sempre assinados com Vasco de Sousa. No que respeita à métrica, geralmente escrevo sonetos com doze sílabas, apesar de tal não se verificar nos primeiros que escrevi. Para a estrutura gosto de seguir a italiana (duas quadras e dois tercetos).
Cruz e Sousa foi um grande poeta brasileiro (séc XIX), percursor do simbolismo, no Brasil, e nem tenho a audácia de me comparar a ele.

Tereza Assis Macedo disse...

Boa noite, obrigada por me responder, sou grande apreciadora e consumidora de poesia, e conheço muito bem a obra de Cruz e Souza, só queria confirmar se era o mesmo poeta. Mas na minha modesta opinião, ainda que o sr Vasco de Sousa possa não concordar, eu acho a vossa poesia muito idêntica e igualmente boa.

Tereza Assis Macedo

Alexandra Monteiro De Barros disse...

Intenso!

Alexandra Monteiro de Barros

Olinda Ribeiro disse...

Muito bonito.


Olinda