quinta-feira, 12 de abril de 2012

Poesia coquete

As afeições marmoreadas embotam os sentidos. Poesias,
Passeiam copiosas entre avenidas, veredas, e arvoredos frondosos,
Almas amantes surripiando carinhos e olhares famintos,
São poemas sobre rolas, fénix, unicórnios e sereias rubescentes,
As delicadas poesias são só sonhos almejados por poetas,
Todos os poetas tecem magnânimos mantras à poesia…
(Os poemas)

Paraísos em debandada entre rimas e amor explícito e implícito,
E sabemos nada! Temos sede do atingível verso perfeito.
Entre papos de anjo e teias de aranha arquitetamos laudes,
O musculo coração bate acelerado/serenizado ante a criação,
Se uma só palavra basta para arrebatar a mente e o ser e o existir.
Asperge-se todas as coisas como um acto de viver merecidamente,
Vive-se cada letra abreviada unida a outra e nasce a palavra respirada,
Depois… Depois a frase, descritiva, revela por quem bate o coração,
O olhar crepitante pinta sentimentos, muitos risos e flores marron…
Debalde o que se passa em redor ouve-se música celestial
Entre as pedras da rua o ébrio zigazeante e a perfuradora.
E se por um feliz acaso estamos arrebatadamente apaixonados
Então a poesia nasce até dum caracol pastando pelos caminhos de Santiago!
Somos capazes de nos considerar destramente sábios,
O ego fica do tamanho do universo e os deuses que se acautelem…
O vento borrascoso dá um safanão … como imagens cópticas… pó,
As palavras cépticas desfazem-se como espuma na areia,
E a lição a reter é que a vida é para viver tal como o amor,
E se por um ocaso a poesia que sinto a for transmitindo,
Não é por mérito próprio mas por vontade da própria poesia.
Os poetas nada sabem de poesia. A poesia sabe tudo dos poetas.
Brinca com os poetas, como se os poetas fossem grãos de areia escorrendo entre os dedos…
Mas é caprichosa! Não permite que outrem desdenhe dos seus poetas…. Isso é que não!
Os poetas são seus! Ama-os fogosamente … no ardor da paixão inspira-os,
No amago da tristeza consola-os, e nos dias de chuva fazem amor!

 2012 Olinda Ribeiro

47 comentários:

Fátima Melro Pinheiro disse...

Lindo!Olindinha arrebata-me com esta destreza de alma.

Fátima

Tereza Assis Macedo disse...

A Olindinha leva as palavras todas, usa-as a seu e nosso belo prazer, estamos em perfeita harmonia.

Grandes e muitos abraços e beijos.

Tereza

Fernando Portela Brito disse...

Estimada poetiza, a Poesia sabia exactamente o que estava a fazer quando a escolheu para sua embaixatriz!
Soberbamente maravilhosa.

Abraços


Fernando

Júlio Bastos D`Orey disse...

Prezada Olinda, na humildade do seu coração, floresceu a poetiza casta e alva.A Poesia vaidosa veste-se com as suas palavras pois sabe que *ser-se poeta é ir saboreando as novas promessas que nascem em cada novo poema....* as palavras são suas, então aproveitemos e apreciemos caminhar juntos com o caracol pelos caminhos de Santiago de certeza ficaremos cansados mas infinitamente mais ricos.
Um beijo fresco com o sabor intenso desta poesia.

Júlio Bastos D´Orey

Miguel Lemos disse...

Minha imensamente delicada poetiza... já nem me incomoda que o seu coração suspire por outros amores...basta-me o conforto da sua poesia, os seus poemas iluminam-me, eu sou um homem muito melhor porque as suas palavras ecoam dentro de mim e o feio já quase não existe, só existe a beleza que o seu olhar transmite.

Miguel

Victor Gonçalves disse...

Espectacular!Muito espectacular!

Victor

Gil Alves Macedo disse...

Este poema é um namoro!
Abraços

Gil

Antónia Matos Neves disse...

estou esclarecida, perguntava-me onde iam os poetas buscar a inspiração, a Olindinha desfez o mistério, afinal é a poesia que escolhe os poetas. Sensacional.

beijinhos

Antónia Matos Neves

J. L. G. Coelho Cardoso disse...

A poesia apressou-se a conquistar-te, ao cruzar-se com a tua alma afirmou:
Tem de ser minha! Olhos amendoados e doces, boca pequena e sensual, jeito de menina e mulher, sorriso pleno de vida, e o mundo na palma da mão, o corpo brinca ao caminhar como se contasse uma história, e o riso ... o teu riso são promessas ... aquelas promessas que os deuses adoravam beijar.

J.

Vasco Sotto Salgado disse...

Olindinha, o sonho comanda a vida, a poesia comanda os seus sonhos.
Feliz a poesia que a desfruta sempre que quer.E se por um feliz acaso eu fosse poesia...

beijos

abraço familiar

Vasco

Leonardo Brito disse...

Vasco de Sousa, reparou como a nossa prezada poetiza tem um mimo especial para agraciar os poetas que tanto admira?E o meu amigo está sem dúvida no topo da lista!
Que ser humano excepcional é a nossa poetiza que nunca deixa o mérito de reconhecer as qualidades de quem merece por mãos alheias.

Abraço

Leonardo Brito

Maria Costa disse...

Bravo! Bravíssimo!


Abraço para toda a família
Maria Costa

Joana Palma disse...

É SÓ APRECIAR....

e retirar todo o prazer que daí advém!


beijinhos

Joana Palma

Alvaro Santos disse...

bem que eu insisto ... mas quando vai abaixo nada a fazer... até já mandei para a Olindinha... é pena porque quando estamos empolgados o comentário tem mais ardor.

abraços

Alvaro Santos

Madalena Formigal de Castro disse...

Vasco que me dá uma coisinha má.... felizmente somos uma família forte e unida e não é uma rede que me vai impedir de felicitar a nossa poetiza por mais um excelente momento de puro prazer, mas já estou como a prima Alberta brbrbrbrbrbr até mais não!!!

beijos

Madalena

Beatriz Simões de Almeida disse...

Se a poesia trata os poetas como delicadas marionetas ... então é mestra no manejamento pois os poetas criam poemas que enobrecem a poesia.

Beatriz

pela enésima vez....

Zézinho disse...

A sra poetiza escreve o coração cheio de Camões, Florbela Espanca, Antero de Quental e de todos os grandes poetas, escreve por que é igualzinha a eles tem a alma cheia de poesia.
Abraços
Zézinho

Luís Maria Trêpa Meneres disse...

As palavras de agradecimento são poucas para exprimir o que recebo em troca.

Luís

Maria Luísa Salgueiro disse...

O Vasco faz destes milagres presenteou-nos com uma alma gentil e graciosa. Os meus agradecimentos vão igualmente para ambos.

beijinhos e abraços para a nossa ousada e prestimosa família.

Maria Luísa

Sargento Ferreira disse...

Que prazer ouvir esta palavra "coquete" tem um feminilidade que esvoaça tal como a leitura...

Beijos & abraços

Sargento Ferreira

Joaquim Liberto disse...

uma serenata de poemas deslumbra até o mais comum dos mortais, num mundo onde todos querem ser excepcionais sem mérito algum... nada .... uma Olinda simplista
é Monet na poesia, então sim é verdadeiramente excepcional.

Joaquim Liberto

Eduardo Cunha Rêgo disse...

É melhor ficar em êxtase e acompanhar o caracol neste repasto fabuloso.

Eduardo Rêgo

Vera Pires Afonso disse...

pensava que os poetas eram senhores da poesia, percebo agora que a poesia é senhora dos poetas.Gosto de aprender com quem sente como sente humildemente.

Vera

Maria José Valladas disse...

MUITOS TÊM PRETENSÃO DE SER POETAS, ALGUNS SERÃO BASTANTE TALENTOSOS, OUTROS DE QUANDO EM VEZ ATÉ ESCREVERÃO UM POEMA DIGNO DESSE NOME, TER A HUMILDADE DE RECONHECER QUE O MÉRITO É DA POESIA, E QUE É A POESIA QUEM DIGNIFICA OS POETAS, ENTÃO FOI POR VONTADE DA POESIA QUE SE GEROU A SIMBIOSE POESIA/OLINDA RIBEIRO!

Maria José Valladas

David Sasseti Loureiro disse...

Muito bom!
A Olinda deixa-se conquistar...

Beijar e abraçar... pela poesia... pelos poetas... e pelos comuns mortais.

Marta Gonçalo Lever disse...

Sempre que venho aqui fico encantada....
esta cantinho mais parece o paraíso das maravilhas....

Marta

Tomás de Medeiros disse...

amigo familiar que gostaria de viajar na mente da nossa Olinda, já tenho a mala pronta, portanto quando quiser podemos partir...a viagem vai ser deslubrantemente fantástica!

Tomás

Hugo Santiago disse...

Se eu pudesse deitava-me no sonho da sua poesia e deixava-me por lá ficar...

Abraços e + um beijinho bem repenicadinho que é para eu sentir que o beijinho chegou aí.

Hugo Santiago

A. A. disse...

Às vezes apetece-me ser mauzinho e dizer mal de tudo o que escreve, mesmo sendo mentira claro, mas apetece-me dizer que são todos uns exagerados e que não percebem nada de poesia que são todos uma cambada de canastrões... e outros tantos palavrões... mas vai daí que fico com um sorriso na alma os olhos iluminam-se e o coração bate que bate e fico pasmado com tanto deleite que só sei murmurar: EXTRAORDINÁRIA MAS QUE MULHER EXTRAORDINÁRIA!!!...

Dou o corpinho à palmatória e digo
muito obrigado por me fazer tão feliz.

A.A.

Delfina Lonte freitas disse...

Agora vou dormir como uma deusa na certeza deste leito confortável.

Delfina Lonte freitas

Lurdes Almeida Perestrêlo disse...

Escreva o que escrever é sempre garante de um belo momento.

Abraços

Lurdes

Helena Ribeiro Telles disse...

as ******** no céu brilham... mas não tanto quanto a nossa Estrela OLINDINHA!

Helena

Anónimo Assumido disse...

Palavras para quê é a nossa Olindinha!

Anónimo Assumido

Carlos Jordão disse...

Muito criativa e sensorial.

Beijos e abraços

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

Pois claro a poesia é muito sapiente e só fica com os melhores...entre os melhores ainda selecciona a mais querida!

beijinhos e abraços

Jorge

Ana Pinto e Sá disse...

felizmente que a Olindinha desperta no meu futuro marido emoções que me deliciam, eu agradeço porque nos une e alarga horizontes.

Ana Pinto e Sá

jonny disse...

eu aprendo cada vez mais a apreciar a minha língua mãe, é que é mais fácil quando alguém carinhosamente escreve como se me cantasse ao ouvido aquelas cantiga que nos fascinavam quando eramos crianças.

beijinhos
jonny

Alexandra Monteiro de Barros disse...

E como sempre a Olindinha pega-me pela mão e leva-me pelos caminhos do deslumbramento.

Minha família somos tão felizardos em que outro lar somos tão mimados com estas iguarias!!!

Alexandra

Nuno Proença disse...

Encantadora de leitores! Lança as palavras certeiras e não tenho como lhe resistir.

Abraços.

Nuno

Carlota Rodrigues Nogueira disse...

E depois ainda há quem diga que Portugal está em descrédito! Abram os Olhos Seus energúmenos, porque só a QUEM DÁ JEITO DESCREDIBILIZAR É QUE TENTA MAS NÃO CONSEGUE ESCONDER que o que temos em Portugal É O SUBLIME QUE NÃO EXISTE em MAIS LADO NENHUM....gostem ou não Olinda Ribeiro e Vasco de Sousa SÃO UM PRODUTO GENUINAMENTE PORTUGUÊS!!!

abraços gigantemente familiares

Carlota Rodrigues Nogueira

Alice Vargas Sobral disse...

Gosto de me encontrar comungando com estes pensamentos poéticos e colonizadores de sensações e observações apetitosas.

Bjs

Alice no blogue dos poetas maravilhosos

Paulo Sousa disse...

Quem será o "pretenso sabichão" que andou por aí provocando a nossa estimada Olindinha? quanto mais leito este "mimo" mais me parece um estalo de luva branca a algum "provocador" claro está que a nossa
menina que tem um senso sensitivo e bem discernido dá assim umas respostas airosas e bem temperadas com ardorosa poesia e deixa o "pobre desgraçado quedo e mudo" ... talvez assim aprenda a não dizer disparates!

Ai que gozo que me dá ler assim umas respostas a preceito!Até posso estar equivocado... mas malandreca como é a nossa poetiza e como tem sempre resposta prontinha....

beijinos e agrada-me tanto estas marotices que ainda mando beijos e abraços pró resto da família

João disse...

Pois os poetas são uns mimados porque a poesia anda com eles ao colo e é só miminhos a gosto... e se estiver a chover a potes como é o caso .... fazem amor! Privilegiados!

Abraços (e um bocado de inveja também tenho)... principalmente porque está muito frio e estou desamparado.... Mas amanhã já compenso.

João

Leonor Proença do Valle disse...

Conheço algumas pessoas vaidosas que nunca percebi de onde lhes vem a vaidade, não lhes conheço feitos ou virtudes que o justifiquem, conheço pessoas simples que humildemente enchem o mundo com tamanha riqueza e ainda dão graças a Deus por terem um dom que é seu por direito mas que sentem ser pertença de todos e partilham-no alegremente para que todos o possam usufruir. Cego é o que não quer ver.... aqui felizmente partilha-se a visão e a paixão.

Leonor

João Moura Cancela de Abreu disse...

Seja a rimar ou a dissertar é sempre um paladar para as papilas gustativas da mente.

João Abreu

Anónimo disse...

A obediência e a homenagem são atributos especiais, quer seja à amizade quer seja ao talento. E nesse plano, o simples é sempre mais claro no dizer... Por isso... Gostei muito... mesmo!

isabel disse...

Intenso, mas mesmo muito intenso, de tal forma, que é difícil não sentir a maravilhosa paz de alma de que tanto necessito.Fabuloso.