domingo, 1 de abril de 2012

Anónimos tristes e desesperados….

Conheces bem todos os sintomas
Desgostos, mágoas, tormentos, horrores,
Violências, perdas, mentiras, mortes,
Dores, e as moinhas, as moinhas…
São as mais difíceis… estão ali a moer,
A moer sempre a moer… segundo a segundo
Minuto a minuto… sem nada que amorteça a dor
Os segundos e os minutos transformam-se em horas
As horas em dias os dias em incontáveis dores
E já perdemos o fio à meada e caímos por terra,
A moinha acabou com a resistência …
Já estamos na demência…
Então deitamos mão ao que ainda nos resta…
inconscientemente/incomportavelmente
estranhamente a quem pensamos nos vai ignorar…
surpreendidos por obter resposta….
A voz silenciosa segreda como a tal moinha…
Lembra-te como era lá no tempo em que sabias sorrir…
Que o som do teu riso inundava de alegria tudo em redor…
Que apreciavas o canto dos pássaros e das cigarras…
Lembra-te de qualquer coisa por mais simples que seja
Mas que te fazia feliz! Lembra-te e prende-a na memória,
Agarra-a e aos poucos deixa que essas lembranças te inundem
E sente-as e revive-as e assim devagar… devagarinho...
Um pouco todos os dias…. Reaprendes a viver…
E fazes das fraquezas forças,
E fortaleces-te nas lágrimas derramadas
E quando te ergueres de novo
Dirás: Verguei com as mágoas dores e sofrimentos
Tormentos desgostos e tudo o mais que me caiu em cima….
Mas nada me derrotou! Olho bem para Mim!
Estou aqui! Nem derrotada! Nem vencida!
Estou aqui a viver um dia de cada vez …
Uma gargalhada, um canto de pássaro, o mar a sorrir,
Os campos floridos, o vento a cantar, eu a escrever,
Tu a sonhar, ele a rir, todos nós a ajudar…Somos um Só!
Somos todos uma força viva e apoiamo-nos mutuamente.
É muito importante acreditar e valorizar o momento.

2012 Olinda Ribeiro
Anónimos tristes e desesperados… ele há dias assim…

43 comentários:

Matilde disse...

Anónima triste e desesperada, era assim que me sentia e assinava, pensei que a sra era mais uma dessas pessoas famosas e vaidosas não acreditava em nada, aqui os leitores gostam de si sem a conhecer e achava-os parvos... afinal a parva sou eu, leu o meu desabafo, teve em consideração a minha dor, e respondeu com um poema com a certeza de quem conhece muita bem o que estou a passar só posso acreditar que seja porque passou pelo mesmo então devo um pedido de desculpas e agradeço a consideração que tem por mim seria ingrata se não fizesse o impossível para me dar uma oportunidade, com dois filhos de 12 e 9 anos seria mesmo muito egoísta, por mim e por eles tenho que viver.
Todos os dias vim aqui na esperança de ajuda alguma coisa me prendia a este sítio, a minha resposta chegou, sei que tem fé eu também e agradeço a todos agora entendo o porquê deste espaço ter uma energia tão positiva, todos têm pensamentos muito positivos, e muito obrigado a todos sei que não vai ser fácil mas sei que aqui todos estão a torcer por mim. muito agradeço por tanta generosidade.
O meu nome é Matilde nunca mais assinarei triste e desesperada.
Beijos e abraços para todos.

Matilde

Miguel Lemos disse...

.... ai valha-ma a santa paciência que hoje não há net em lado nenhum....

Olindinha a nossa desesperada tem a resposta que deseja e nós ficamos aqui a torcer por ela, mas e então o meu poema especial? O meu problema também merece atenção porque padeço de mal de amor por si!
Beijinhos fico a aguardar

Miguel

Victor Gonçalves disse...

Tem razão prima Alberta se não entrar desta... tento outra vez! Mas a net não leva a melhor! Nem que faça brbrbrbrbrbrbr até entrar!

E há dias assim senhor!

Mas também os há alegres e cheios de sol!

Beijinhos e abraços

Victor Gonçalves

Maria Costa disse...

Ele há dias assim e dos outros também! E a nossa amiga desesperada obteve a sua resposta oxalá a ajude a encontrar os dias mais solarengos,
por mim agradeço pois seja qual for o motivo o importante é que a nossa amiga resolva o problema e nós temos mais uma leitura espectacular.

beijocas e um grande abraço

Maria Costa

Alberta Góis disse...

net...net...net...

o Vasquinho tinha acabado de publicar e eu comentei... quer dizer tentei porque fica tudinho branco ou preto ou nada... e vai de ligar tudinho outra vez... e vai de repetir tudinho outra vez.... e o maridinho... diz: vamos embora sem ti! Lá tive que deixar esta riqueza outra vez!
E agora estou aqui de novo outra vez só para dizer que a riqueza de termos bons amigos ainda que virtuais é um bem inestimável por esta mesma razão acredito que a "desesperada" passa a "ex" é que ter um grupo familiar encabeçado com um poema como este e uma Olindinha e um Vasquinho acredito que é mesmo para pôr um sorriso de orelha a orelha ainda que a muito custo.
beijinhos da prima Alberta

maria da luz alves tavares disse...

um bom conselho e se posto em prática os resultados serão excelentes. Força.

Abraços

maria da luz

anónimo muito assíduo disse...

hum hum uma forcinha de quem tem sempre uma palavra amiga à mão e um circulo de apoio cheio de sorrisos e de sol é muito bom estarmos juntos mais uma vez.

para uma desesperada que nem se está a sair nada mal pois afinal tem uma família virtual a apoia-la.

parabéns

de anónimo para anónima desejo muitas felicidades

anónimo muito assíduo

Rui Pedro disse...

Os poetas são pessoas muito especiais
... imagine-se chamar aos dias: anónimos tristes e desesperados... e dar um brilho à vida de alguém... só porque se acredita que podemos fazer a diferença... sim de facto os poetas são pessoas muito especiais... a Olinda é particularmente especial...

Rui Pedro

Helena Ribeiro Telles disse...

Um poema positivo pela manhã... E a vida sorri!!!

Helena

José Manuel Arouca disse...

...O dia está envergonhado, oiço o canto dos pássaros, o ladrar dos cães, o barulho dos automóveis, e apesar de estar na cama ... tudo me parece mais bonito... talvez seja a musicalidade da chuva que me lembra o poema de um bom amigo...

Palavras sabias de uma boa amiga que encontra beleza na beleza da vida ... mesmo que as moinhas lhe moam até mais não...

abraços

Vasco de Sousa disse...

Seja bem vinda a este espaço, amiga Matilde.
Espero que encontre o seu caminho. Todos nós estaremos a torçer por si.
Os seus filhos, que com certeza muito a amam, dar-lhe-ão forças e ânimo. Quando se sentir desanimada, ouça-os, mime-os, passe algum tempo com eles, e vai ver que por vezes, um sorriso ou um carinho é o suficiente para nos fazer vencer qualquer tempestade.

Vasco

B. Magalhães disse...

Felizes de nós que aqui moramos! É que este espaço tem de tudo, não falta nada nem ninguém!
Até tem um consultório de apoio! Aqui somos todos importantes, a nossa contribuição é indispensável. Aqui de facto e realmente sentimos que somos uma família que partilha e apoia os seus. Pois então, cara Matilde seja muito bem vinda e já sabe que aqui no cantinho das poesias e da amizade há sempre espaço para mais um! Para a "coisa" funcionar melhor predisponha o seu coração a ouvir... e a ler.
Um forte abraço

B. Magalhães

Leonardo Brito disse...

Olá, palavra de honra que já estranhava a nossa Olindinha não ter dado uma resposta directa ao pedido de ajuda da Matilde, porém aquando do Anjo negro só de pois de o ter relido mais calmamente pensei, bem afinal respondeu, já que é um poema que trata a dor e o silêncio por tu, afinal era somente uma introdução, eu já devia saber que a nossa amiga trata todos com o mesmo carinho com que gosta de ser tratada.

Beijos

Leonardo Brito

Delfina Lonte freitas disse...

Matilde, bonito nome, dois petizes, que como sabe não lhe deixam muito tempo para lágrimas pois tem que ser forte por todos, eles precisam de si tal como a Matilde precisa deles, oiça o seu coração de mãe e o coração dos seu filhos, e como constatou aqui estamos.
abraços e beijos fraternos

Delfina Lonte Freitas

António Prata disse...

Básicamente este poema fala de esperança, de Fé, e de coragem, fala em sermos simplesmente humanos.
Obrigado.

António Prata

Olinda Ribeiro disse...

Olá Matilde, tenho muito prazer em a conhecer, quero agradecer por partilhar connosco a sua perda, mas principalmente a sua coragem, foi a sua coragem que a trouxe até nós, e a sua fé em que obteria um raio de sol para iluminar um pouco a sua tristeza. Todos nós estamos gratos por nos mostrar que quando acreditamos tudo é possível, e a Matilde acreditou em si. Se me permite uma opinião, faça o seu luto, extravase a sua dor, precisa de o fazer e é um direito seu, faz bem ao corpo, mente e à alma, mas principalmente prepara-a para viver, e viver é maravilhoso, principalmente com o seu presente e o presente dos seus filhos, sim minha amiga o futuro a Deus pertence mas o presente é aqui e agora e é com ele que tem de lidar aqui e agora. Eu e esta família maravilhosa cá estaremos para "torcer" por si e apoiar com o melhor que temos, a nossa amizade.

beijinhos

Olinda

Gabriela Costa Matos disse...

Ia jantar... mas só vou tomar um chá... depois de ler um poema como este, o melhor mesmo é fazer uma lavagem interior e arrumar as minhas moinhas que me andam aqui a atrapalhar...

Beijos

Gabriela

Acácio Almada disse...

Hoje parece que a net ajuda, acho o comentário da Matilde é muito interessante, pois um amigo meu tinha exactamente esta opinião que eramos um bocado parvos, ... agora até dá gosto ler as palavras dele... uma das mais valias desta troca é que abrimos o coração e a razão e deixamos o amor falar.

Abraço

Acácio Almada

Tereza Assis Macedo disse...

Quem passa por aqui tem sempre alguma coisa para reter e pensar...e se for o caso aprender ou simplesmente apreciar boa poesia, também pode simplesmente pedir ajuda... aqui o serviço 24 funciona sempre, é gratuito e genuíno pois a dedicação com que lidamos uns com os outros é puramente "coisa" humana e fraterna... pois sabemos que todos precisamos uns dos outros, e penso que temos por máxima... HOJE POR TI AMANHÃ POR MIM OU POR QUEM PRECISAR e isto meus amigos fomos construindo comentando abertamente umas poesias fantásticas dos nossos muito estimados e prezados poetas.

Abraços

Tereza

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

E há sempre lugar para mais uma amiga, por isso estimada Matilde venha para os braços desta família que é muito bem vinda.

Jorge

Santos Onório disse...

Em torno de um momento desesperado, vê-se quem são os verdadeiros amigos, aqui praticamente ninguém conhecia ninguém, mas construiu-se uma família e a meta é cada um libertar-se do que quer que seja o escraviza e verdade se diga que hoje todos nós estamos muito mais livres, fomos tendo a coragem de quebrar as grilhetas que nos prendiam, o resultado é que acolhemos no nosso seio quem quer que precise de nós ou simplesmente queira usufruir desta dádiva de sermos uno.

Abraços

Santos Onório

Vasco Sotto Salgado disse...

Olá família, olá Olindinha, seja em poesia ou a comentar as suas palavras prendem-me, e ficam a cirandar dentro de mim, depois o remédio é degustá-las e deixar que me seduzam a seu belo prazer...

Matilde está na comunidade certa... aqui tudo tem solução... até uma paixão como a minha.

Beijos e abraços que aqui tem que ser tudo com fartura e dedicação

Vasco

Leandro Paiva disse...

Estimada Matilde, aqui todos partilhamos, e partilhamos de tal maneira que vou seguir o conselho que a Olindinha lhe deu vou fazer o meu luto e extravasar a minha dor....já o deveria ter feito mas achava que era fraqueza... por isso agora deixo as lágrimas soltarem-se... e vou chorar até sentir que lavei toda as minhas dores e finalmente me sentir livre para seguir em frente sem pesos nem recalcamentos...
Obrigado por me ajudar

Abraços

Leandro Paiva

Sargento Ferreira disse...

Pois, os dias passam, as dores podem levar mais tempo mas também acabam por passar... e lá vem o sol aquecer ... cuidado para não apanhar nenhum escaldão ... um bom protector ajuda... ou seja tudo leva o seu tempo... e quando damos por isso já estamos restabelecidos...
Os dias anónimos tristes e desesperados ... por vezes têm tendência a colarem-se na nossa memória... é bom não os esquecer em definitivo, mas também é bom não nos colarmos a eles... até porque os outros dias também são muito importantes e também é muito bom vivê-los.

Abraços

Sargento Ferreira

Alentejano dos 4 costados disse...

Ai minha poetiza alentejanita que eu nã gosto nada de tristaneirices... mas...venha de lá um sorriso... e vamos tocar a vida prá frente e brindar .... e ver os gaiatos a crescer .... e apreciar o momento.

abraços

Alentejano dos 4 costados

Beatriz Simões de Almeida disse...

Boa noite,
Sei que vou dormir muito bem porque ao ler esta explosão libertei a sensação de aperto na garganta, agora respiro muito melhor...
bons sonhos

Beatriz

Gil Alves Macedo disse...

Boa tarde amigos, estamos todos no mesmo barco, a verdade de hoje para uns foi a de ontem para outros será a de amanhã nós, bate sempre na porta de alguém, quer sejamos nós ou de alguém que amamos, e nem imaginamos como poderemos reagir, mas o facto de saber que conseguimos ultrapassar "a tormenta" já é muito reconfortante.

abraços

Gil

Mariazinha disse...

Este espaço parece a máxima dos mosqueteiros. Um por todos e todos por um!
Naturalmente que a boa poesia ajuda!

Beijocas e pra frente é que é caminho

Mariazinha

José Manuel Antunes disse...

Esta nunca tinha ouvido: Dias anónimos tristes e desesperados...felizmente tem razão, mas com estes dias os outros dias, os famosos brilhantes e alegres tornam-se igualmente inesquecíveis e .... também há dias assim!

Beijos abraços e muita esperança no dia de hoje e nos que estão para vir...

J. M. Antunes

Daniel Sousa Braga disse...

Muito bom este poema, tem a destreza de quem passa pelas mais diversas situações e as acarinha, sem desdenhar o sofrimento alheio, mas erguendo a cabeça e seguindo em frente, na bagagem, a coragem, a esperança, e outras tantas alusões que se espera na altura precisa dêem os frutos preciosos.

Abraços

Daniel

Maria Luísa Salgueiro disse...

Boa tarde, o bom de tudo isto, é que a boa poesia acontece sempre, os laços estreitam-se, e as dores, essas ficam mais fáceis de suportar.
Um abraço para todos

Maria Luísa

Bruno Monteiro Castro disse...

Olá estimada poetiza e cara família, os dias são diferentes para cada um de nós, mas saber que chegamos aqui e podemos ler o que cada um escreve é muito confortante, temos para todos os gostos, desde os mais brincalhões, passando pelos apaixonados, aos mais sérios, os poetas, os desportistas, estudantes, felizardos, apreciadores, anónimos, tristes, alegres, etc... e se me esqueci de alguém então venham aqui deixar a dica porque neste cantinho há sempre lugar para todos e nem precisamos de ficar apertadinhos... retomando o raciocínio ... e esta é para o Vasco de Sousa: Como é que um espaço de poesia se transformou numa casa de família?
(E é uma sensação muito boa não É?!!! CLARO QUE É!!!)

Bruno

David Sasseti Loureiro disse...

Boa tarde amigos,
os dias passam incógnitos e aguardamos tempos melhores, entretanto a poesia da nossa Olinda ajuda a que um sorriso se desenhe no nosso rosto.

Abraços e Boa Páscoa

David

A. A. disse...

Um poema à altura da época que estamos a passar.

Boa Páscoa para todos

Gosto de amêndoas de Coimbra ou molares

A.A.

Alexandra Monteiro de Barros disse...

Um poema que em alguma altura serve para todos nós, Há dias assim ... claro que sim, a Olindinha pinta os dias de todas as cores... pinta-os com palavras... as mesmas que lhe saem do coração... aquelas que lhe correm nas veias... e que depois muito gentilmente partilha connosco.
Beijinhos.

Alexandra

Lucas Caeiro disse...

Estimada família, vou fazer uma escapadinha mais esta minha família numa aldeia chamada Rio Donor a minha casita fica um pouco isolada e mantém-se intacta .... nada de modernices... os catraios adoram.... acham graça ao fumeiro... e não haver electricidade, água do poço... e panelas de ferro... comidinha da boa, pãozinho acabadinho de fazer, e sujarem-se sem ninguém chatear... eu vou beber um vinhinho do melhor e fazer umas sestas a condizer... o único senão é que tenho que me levantar ao raiar do dia para ir apanhar lenha e ajudar a mugir a vaca... enfim matar saudades da infância e criar memórias aos pequenos... Aproveito para vos desejar uma Santa Páscoa porque amanhã ao raiar do dia lá vamos de viagem... e até voltarmos as novas tecnologias ficam a descansar...
Beijos abraços e muitas amêndoas

Lucas

Marta Gonçalo Lever disse...

Muito bom este poema que para mim é um desabafo daqueles em que abrimos a alma e deixamos sair as dores todas.
Abraços familiares.

Marta

Rita Brites De Noronha disse...

Muito bom e de uma grande pertinácia.

Beijos

Rita

João Moura Cancela de Abreu disse...

A nossa Olindinha tem este dom de escrever poesia como um balsamo a correr e os frutos ficam saborosos e muito suculentos, apreciamo-los e podemos assim prever um futuro mais risonho.

Abraços

João

Sofia Sousa Braga disse...

Tenho andado por aqui a matutar com os meus pensamentos, e concluí que a poesia da Olinda tem servido muitos propósitos, e pergunto-me se seria este o objectivo da nossa poetiza, porque os desígnios de Deus não nos são revelados, só depois do caminho percorrido é que olhamos para trás e vimos como o percorremos e tenho a certeza que não fazíamos a mínima ideia da forma como o trilhamos... então penso que o mesmo aconteceu com a nossa poetiza.

Beijinhos e abraços

Sofia

Luís Grillo disse...

Boa tarde meus amigos e familiares, um destes dias dei comigo a pensar o que mais faltaria para este espaço ser perfeito, então dei uma valente gargalhada de contentamento e exclamei: NADA NÃO FALTA NADA PORQUE JÁ É PERFEITO E MELHOR É IMPOSSÍVEL! Não impossível do impossível mas impossível porque tudo o que é possível ser feito felizmente todos nós vamos fazendo, e aí reside o segredo visível de alcançarmos constantemente a perfeição inclusive através dos dias anónimos tristes e desesperados que trazem uma Matilde mais decidida até nós.

Abraços

Luís

Matilde disse...

Boa tarde minha nova e muito preciosa família, sem esperar tenho um sorriso e o coração mais sossegado, levei os meus filhos ao parque, fiz o jantar sentei-me à mesa e jantei com eles, hoje levantei-me cedo organizei a casa, fiz a lista das compras, fui ao super mercado e foi fantástico não ter passado o dia enfiada na cama a chorar, marquei a consulta para depois da Páscoa começar a trabalhar, os meus filhos estão felizes. Ainda chorei muito durante a noite, tenho que ter calma, mas dentro de mim alguma coisa está a mudar, venho aqui muitas vezes ler as vossas palavras, beijo muito os meus filhos, extravaso a minha dor como diz sábiamente a nossa poetiza, mas tenho que agradecer novamente o vosso apoio, pois sempre que leio as vossas palavras o meu peito incha e sinto que sou capaz de ultrapassar tudo, então abraço os meus filhos e sei que tudo vai correr bem. Que magia esta que todos vós tendes! Que família maravilhosa me abriu os braços e me acolheu! Esta é uma verdadeira família de acolhimento sinto-me uma privilegiada por ser acolhida por vós! Bem Hajam!
Muitos Beijinhos e muitos abraços para todos e uma Santa Páscoa cheia de paz e amor São os meus votos sinceros

Matilde

Antónia Matos Neves disse...

E o milagre Aconteceu!*****
Ele há dias assim!!!....

Antónia

Feliz Páscoa para todos