sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sara crioula... Mas cheira a Lisboa!

Os dias vagos saracoteiam-se em doces mornas
E a Sara encanta melodiosa e crioula
Os tons ecoam em diversos timbres
Os instrumentos dançam gingões e rútilos,
Várias raízes, uma só toada,
Voz quente sensual, forte, mas delicada.
Braços afinados elevam nas mãos o aplauso,
O som estocado dá o mote vibrato,
Sara tu és vida dourada bailando como trigo,
Quem te chama deserto?
Não sabe que quando cantas semeias sustento,
e teu corpo canela dolente ao a musica beijar,
está a escrever versos aos quatro elementos,
e os deixa suaves mates a harmonizar!
Quem te chama árida?
Nunca viu o talento de ti a brotar!
E se o teu jeito de menina faz de nós o que quer,
É porque em cima do palco tu és uma grande mulher!
(Silenciaste a multidão cantando à capela,
O estrondo foi tal que me senti levitar.)
Tu és plena de vida, és âmbar, és sândalo,
sons de África e do mundo inteiro,
os crioulos mareiam na tua voz… sentem-se orgulhosos,
embalo-me, e morno nas músicas que compões,
ao ouvir-te cantar…. Tão Sara tão fértil…
Sorrio… cúmplice… digo cá pra mim…
Deixá-los sonhar… a Sara é crioula…
é África é mundo …
a Sara é crioula…
mas cheira a Lisboa…
deixá-los mornar…
A Sara é crioula…
cheira a Lisboa….
cheira a Lisboa!
Mas cheira a Lisboa!

2012 Olinda Ribeiro
CCB -Sara Tavares - 23/02/2012

42 comentários:

Alvaro Santos disse...

Muito espectacular esta homenagem àquela que considero ser uma das melhores vozes portuguesas, tive o privilégio de assistir a alguns espectáculos em que actuou e fico sempre surpreendido com o seu enorme talento!
Parabéns Sara Tavares!
Parabéns Olinda Ribeiro pelo bom gosto musical e também pelo talento poético, apraz-me que homenageie com tão bem saber descrever uma "Sara dourada bailando como trigo" Lindo! Muito Bom!

Alvaro Santos

Mariazinha disse...

Muito bonita esta dedicatória a uma excelente cantora e compositora portuguesa. É uma das minhas preferidas ao vivo pois sabe como ninguém pegar na nossa mão e levar-nos para a música fazendo com que também nós façamos parte do espectáculo.
Obrigada Olindinha por mais um excelente momento de boa poesia.

Mariazinha

Olinda Ribeiro disse...

Olá meus amigos, também vos aprecio e admiro imenso, penso que não há qualquer dificuldade em comentar, de qualquer modo agradeço a atenção, mas se houver problema contactem aqui directamente com o Vasco de Sousa que com certeza ele é a pessoa indicada para os ajudar, visto que o blogue é dele.
Beijinhos e abraços para todos vós.

Joana Palma disse...

Olindinha
Eu ontem também estive lá!
Foi mesmo o máximo não foi!
Ai e que grande final!
Maravilhosa a nossa Sarita!
E esta dedicatória está perfeita!
A Sara é crioula é "tuga" e cheira mesmo a Lisboa!
Está tão bonita!
Olindinha muito obrigada por ser sempre tão especial!
Tenho a certeza se a Sarita algum dia ler este belo poema vai adorar de certeza que vai adorar, só pode adorar!
Bjs

Joana Palma

Alberta Góis disse...

Está muito bonito este elogio à espectacular Sara Tavares! Gostava imenso de ter ido ao CCB mas os bilhetes esgotaram num ápice!
Beijinhos paras as duas talentosas princesas Olindinha e Sarinha

Alberta Góis

Vasquinho, compreendo as medidas de Segurança, mas é uma seca pois as palavras não são claras e torna-se desmotivante ter que tentar tantas vezes comentar....vá seja simpático e solucione o problema

Vasco de Sousa disse...

Cara leitora Alberta Góis:

Compreendo que seja aborrecido estar sempre a preencher a verificação de palavras, por isso desativei essa opção. Se no futuro aparecerem muitas mensagens de spam, terei que voltar a ativar. Entretanto o processo torna-se mais simples.

Bjs e obrigado pelos comentários.

Vasco

Miguel Lemos disse...

Olindinha gentil como sempre,
eis + uma das muitas razões porque é tão apreciada e acarinhada tal como a Sara Tavares! É que são hiper-talentosas mas mantêm-se legítimas ao vosso berço.
bem hajam.
abraços

Miguel Lemos

Vasco de Sousa compreendo que tenha retirado a segurança das duas palavras pois era esquisita e difícil mas porque não manter a anterior? será que não estava a resultar?

Luís Tavares Rodrigues Meneres disse...

Excelente concerto e excelente homenagem.

Luís

Zézinho disse...

ainda bem que já mudou não estava a conseguir comentar muito bom este poema e também gosto da Sara Tavares

abraço

Zézinho

Maria Luísa Salgueiro disse...

Foi um concerto para toda a família dos 14 ao 80 e todos nos divertimos imenso, a melhor maneira de festejar o aniversário do meu pai! Conheço quem fez 1500 km só para assistir a este concerto memorável1
Agora, a nossa poetiza brinda-nos com esta deliciosa homenagem! É empolgante saber que estive na mesma sala com duas grandes mulheres da poesia, a Olinda Ribeiro e a Sara Tavares! O mundo é mesmo muito pequeno e reserva agradáveis surpresas.
Beijinhos para todos!

M. L. Salgueiro

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

Boa noite,

já tenho bilhetes para o concerto no Porto... não arranjei para Lisboa... é só um desvio para cima... serve para descansar... também aprecio muito a Sarinha é excelente compositora e excelente ser humano assim como a minha poetiza de eleição! Quem mais escreveria uma dedicada homenagem com este som africano mas perfume bem lisboeta....??????????????

beijinhos

Jorge

Beatriz Simões de Almeida disse...

Olá amigos,
inicialmente achava curiosa a forma como a nossa poetiza nos ia unindo, com o tempo fui percebendo que a união é fruto do muito que todos vamos tendo em comum ... neste caso a excelente música da Sara Tavares... e + uma vez a Olindinha usou e muito sábiamente os seus dotes poéticos para expressar o que sente e para nos mimar com a sua poesia... beijinhos e bem hajam por estarmos sempre em união.

Beatriz

Vasco Sotto Salgado disse...

Olá Minha Poetiza amante de Lisboa...

também aprecio bastante os sons africanos e a Sara Tavares é sem dúvida uma referência até porque independentemente de ser portuguesa tem um timbre de voz excepcional e é compositora da alma tal como a Olindinha.
É fácil acarinhá-la como é fácil gostar da sua poesia porque ambas transmitem boa energia.

Aconselho vivamente a quem não conheça o álbum Xinti é o Máximo!

Vasco Sotto Salgado

António Lopo Serzedêlo disse...

dizer poesia
escrever poesia
sentir poesia
Olinda Ribeiro
e vamos conhecendo alguém que nos atrai e fala uma linguagem simples mas que acoita o que muita vezes sentimos mas não expressamos!

António Serzedêlo

Leonardo Brito disse...

Boa tarde,
Parabéns mais uma vez estimada poetiza pela forma como mima as pessoas de quem gosta neste caso uma excelente cantora e ser humano, porém há que referir que já assisti a espectáculos da Sara Tavares e canta outros estilos não só africanos, o que faz dela uma referência do mundo.

Abraços

Leonardo Brito

Emanuel Soares disse...

Mãe podes dedicar este poema ? recordarei essa noite para sempre, grande Sara Tavares ! e obrigado por uma noite que guardarei para sempre na minha mente e coração

Olinda Ribeiro disse...

O meu filho acompanhou-me nesse espectáculo-lo memorável, e tal como eu, vibrou, apreciou, e sentiu a grandeza da Sarinha! A batida ... a voz... o coração a música... a música... ao meu filho dedico também este poema que sei ser tão especial como especial foi o concerto da Sara Tavares.
Beijos Emanuel, e que a vida te sorria sempre com o mesmo êxito daquela grande noite que vivemos os dois!

Mãe

Laura Nunes disse...

Olá Olinda,

Não conheço muito bem a artista de que fala, mas conheço a sua poesia, e seja quem for que lhe mereça uma homenagem é com certeza merecedora da sua admiração, portanto envio os meus parabéns. O Poema é realmente muito musical e dá para perceber que a sua cidade é Lisboa, também é a minha cidade de eleição.

Beijinhos

Laura Nunes

Vasco, poderia por gentileza pôr a opção de fechar os comentários?... é que a lista fica um bocado extensa para quem não quiser ler todos... mas tudo bem. abraço

jonny disse...

espectacular a Sara Tavares, já a ouvi num bar sem ninguém estar à espera e foi de ficar com os olhos esbugalhados, e depois também é super simpática. A Sra poetiza tem muito bom gosto musical! Também a escrever como escreve!

Ana Rita Sarmento disse...

Um bom poema é sempre um bom poema!
Beijinhos

lucia neves jardim disse...

.... tenho pena de por vezes andar tão atarefada que deixo passar momentos inesquecíveis como são os que se vivem nos concertos da Sarinha... nem sabia que ia dar um concerto no CCB.... resta-me a consolação de poder ouvir as músicas sempre que me apetecer... mas não é a mesma coisa! este poema tem aquele tempero que apetece dançar ao som da Sarinha ao som das palavras da Olindinha ao perfume da minha cidade e do meu Tejo!
beijinhos

lucia neves jardim

José Manuel Antunes disse...

Este maravilhoso poema por si só já apetece trautear, e lembro-me perfeitamente da primeira vez que ouvi a Sara Tavares arrasar no chuva de estrelas!!!
beijinhos para as duas estrelas Olindinha e Sarinha

J. M. Antunes

Antónia Matos Neves disse...

Olindinha, confesso que os ritmos africanos não são bem o meu estilo, mas é isso que a Sara Tavares tem de Bom consegue ser genuína sem ser muito pesada, assim como a poesia da Olindinha que é muito suave e no entanto é profunda e sente-se a alma da Olindinha e a nossa.

Beijinhos

Antónia Matos Neves

Filipe Nóbrega e Mello disse...

Estimada poetiza,
aguçou-me a curiosidade e depois de ler este delicioso poema fui ouvir várias músicas da sua homenageada e creia-me até me surpreendi! Futuramente estarei atento, e quando me for possível também irei assistir a um concerto desta artista para me deslumbrar, ou pelo menos me sentir um pouco mais próximo de si.
Abraços

Filipe Nóbrega e Mello

Zeferino Almeida disse...

Boa noite prezada poetiza,
mais um excelente poema, e muitos parabéns também para a Sara Tavares que tem sabido gerir a carreira sem se render ao vedetismo.
Quem tem talento ... Tem Talento!

Duas Talentosas Senhoras!

Abraços

Zeferino Almeida

Sargento Ferreira disse...

Muito Bom, e da prezada poetiza não esperava menos, pois já me habituou ao melhor!
Aqui pela santa terrinha também se ouve a Sarinha!
Boa Noite

Abraços

Sargento Ferreira

Delfina Lonte freitas disse...

Estimada Olinda Ribeiro,
um poema com corpo e muita musica, muita alma e sobretudo muito admiração pelo talento de outro ser!
É nesta lição que se apreende o que as grandes pessoas subtilmente nos ensinam.
A Olinda não se coíbe de humildemente reconhecer que aprende com outros seres até muito mais jovens... e é por isso que é exactamente reconhecida carinhosamente por todos nós como a nossa estimada poetiza!
muitos beijinhos e muito bem haja por nos presentear com a sua poesia sempre cheirando a frescura e a manhãs claras.

Delfina Lonte Freitas

Fernando Portela Brito disse...

Uma das suas nuances é que deixa os sentimentos falarem ... e diz o que tem a dizer... seja em poesia... seja em dizer ao filho que apreciou a companhia dele no concerto... melhor? É mesmo impossível!
Muitos Beijinhos e por mim agradeço.

Fernando Portela Brito

Olga Nobre disse...

Boa tarde Olindinha, muito obrigada por mais esta delicia, é sempre um redobrado prazer ler a sua poesia.
beijocas.

Olga Nobre

Estimado Vasco, faça a sua magia e "encolha" o fechar comentários estava mais compostinho...

Alentejano dos 4 costados disse...

Também gosto muito de ouvir essa pequena cantar, e este poema assenta-lhe como uma luva, já fiquei a saber que a sra poetiza se perde de amores pela capital... mas cá pra mim continua a ser alentejanita!

Já sabe quando quiser é só aparecer aqui pelo meu monte que eu e a patroa fazemos muito gosto.

Alentejano dos 4 costados

Alexandra Monteiro de Barros disse...

A Olindinha tem sempre um gostinho em cada poema que enche a nossa mente e nos deixa a saborear... neste caso a balançar... ao som de outra excelente mestra das palavras... Sara Tavares.

Beijinhos

Alexandra Barros

Anónimo Assumido disse...

Que poema tão deliciosamente musical!
Tem mesmo o rosto da Sarinha e uma voz tão delicada, e tem mesmo razão tem mesmo ar de menina.
Muitos parabéns

Anónimo Assumido

Carolina Melo Menezes disse...

Muito bonito este poema, apetece trautear enquanto se lê, palavras escritas com os sentires da Olindinha tem um sabor doce e carinhoso.
beijinho

Carolina

Anabela Pina disse...

......... Já me tinham dito que a Olindinha tinha aqui um poema muito ternurento dedicado há minha cantora preferida, realmente está muito mimoso, descreve na perfeição a minha Sarinha, adoro-a, não passo um dia sem a ouvir cantar é absolutamente fabulosa, transmite muito boa energia, é assim como a poesia da Olindinha.
Bom feeling

Anabela Pina

Júlio Bastos D`Orey disse...

Boa noite prezada poetiza,

tem estima pelos seu afectos, enriquece-a enquanto ser humano e priveligia-a enquanto manuseia as palavras... só assim pode transmitir o que sente.
Bonito poema, muito ritmado, e a nossa cidade fica ainda mais luminosa!... Também acho que sim quando Lisboa brilha tudo tem outro encanto.Mas eu acho que Portugal é lindo de lés-a-lés!
Beijinhos

Júlio Bastos D´Orey

Carlos Augusto disse...

.....Os ritmos têm sempre um cariz muito pessoal, África tem um odor muito peculiar, mas Lisboa, Lisboa é o coração de uma cidade que canta num assobio de um ardina ou num pregão de uma varina ... e mesmo quem não se cruza com eles no dia-a-dia tem sempre no olhar deslumbrado do turista um motivo de orgulho para calcorrear as calçadas de Lisboa... depois está ao alcance de qualquer um passear ao lado do Tejo e ouvi-lo cantar baladas em sussurro a esta Lisboa menina-mulher. E os homens têm um ar mais gentil, é como se a cidade lhes segredasse ao ouvido modos de bem seduzir... muitas vezes oiço Lisboa segredar-lhes: - És português sabes muito bem como se conquista uma dama!
....

E se adorei o concerto da Sarinha foi porque além da musica ser excepcionalmente boa, a Sarinha com aquele canto crioulo canta e cheira a Lisboa que é um mimo!
.....

Estimados amigos leitores este é apenas um excerto das missivas que troco com a minha grande amiga e estimada poetiza ... qualquer frase escrita pela Olindinha tem logo um sabor e perfume de pura poesia.

para ti minha amiga e para os teus filhotes um grande beijinho.

Carlos Augusto

Paulo Sousa disse...

Boa noite estimada poetiza,

em África depois de uma boa chuvada os cheiros ficam ainda mais intensos, e os rituais de festa são bastante alegres, outros rituais há que são de uma atrocidade ímpar... mas felizmente o que me traz aqui é a boa paz, o bem estar, e claro a boa poesia de duas talentosas meninas-mulheres que dançam com as palavras e nos enchem o coração de sonhos e de boa musica.
Abraços

Paulo Sousa

João disse...

Olá
Sempre que a Olinda aprecia alguma coisa, ou algo lhe toca o coração, é sempre uma boa razão para criar um poema com corpo e alma, o concerto a que assistiu confirma esta máxima, felizmente para nós que assim podemos usufruir de mais um excelente poema.
Um grande abraço e um beijinho

João

Pedro Fresas Vital disse...

Olá estimada Olinda,
é com carinho que mais uma vez me dirijo a si para a felicitar por mais este exemplar poema, seja qual for o mote, o facto é que a Minha amiga se empenha com dedicação afim de nos transmitir o que sente.
Um grande beijinho bem merecido e com muita admiração

Pedro Fresas Vital

Mariana Cunha Gajeiro disse...

Andava por aqui a ler umas coisitas e achei interessante a forma como a sra escreve, faz-me lembrar aquelas crónicas que eu lia quando criança, e que me despertaram para o mundo encantado das palavras. Embora não tenha muita apetência para a escrita tentarei sempre que possível dizer olá.

Mariana Cunha Gajeiro

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

Claro que O Espectáculo da Sara Tavares foi mesmo um grande Espectáculo eu e a Ana Sá Pinto enviamos muitos beijinhos para a Olindinha! E confirmamos o poema palavra por palavra, mas que grande poetiza!

Jorge e Ana

Tiago Martins disse...

Este poema faz jus a duas preciosas e delicadas poetizas portuguesas, Olinda Ribeiro e Sara Tavares! Se o espectáculo de Lisboa seduzia a nossa poetiza o do Porto fez o mesmo a quem teve o privilégio de lá estar, felizmente fui um deles!
Só não entendo porque se continua a divulgar as coisas que vêm de fora mas o que é nosso não de divulga... não que fosse necessário já que os espectáculos estavam mais que esgotadíssimos! Mas é pena, pois em Portugal temos muitas coisas de excelente qualidade e grandes talentos que se perdem por falta de divulgação e de apoios.

Tiago Martins