quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quero sonhar novamente para te amar outra vez!

Maravilhava-me saber que tinha o infinito como horizonte único e palpável…
Que todos os meus mundos eram no mesmo universo as mesmas estrelas brilhantes,
Que entrava e saía do sonho com a leveza perfumada do lugar onde eu sou eu e onde sou Feliz.
Tudo estava como devia estar! Sorrisos nas caixas dos sorrisos e lágrimas alinhadas para utilizar quando a situação fosse mais propicia.
Não havia distúrbios nem confusão. Vivias na minha mente e todo o espaço era muito bem aproveitado e melhor organizado.
A minha criatividade criou o imaginário perfeito! O amor que sinto por ti era recíproco, e tu encantavas-te por eu te amar e encantavas-me alimentando a minha ideia da ideia de te amar, que é a única maneira que sei de amar e também o único entendimento que tenho do “AMOR”.
Sonhar acordada era então a minha realidade e o meu gerador de energia e harmonia e onde eu tinha finalmente encontrado o meu equilíbrio.
A ponte entre o real e o imaginário estava no eixo perfeito e o tráfego decorria nos dois sentidos sem acidentes de percurso nem atropelamentos.
Mas resolveste desligar-me do sonho. E o sonho era tudo o que eu tinha!
Provaste-me que era só um trajecto para chegar ao meu ser e preparar-me para a vida real….
Não percebi muito bem… nem sequer percebo o que é isso da vida real… parece assim uma coisa sem lógica nem conteúdo… um mundo onde se anda hás apalpadelas e aos tropeções… onde todos chocam com tudo… e onde a infelicidade parece ser um meio de sobrevivência…
E onde as pessoas não são elas próprias e têm que ter uns requisitos muito esquisitos para poderem circular na via “social” e que tem que ter a aprovação duns quantos humanóides que nem nunca se apresentaram educadamente para estabelecer uma ligação e conversação onde se pudessem partilhar histórias e estabelecer laços e criar elos que nos permitissem fazer um conjunto de interesses partilhados e criar assim maior riqueza.
O sonho desligado não me deixa sonhar… e agora onde havia felicidade há assim uma coisa que dói muito… sinto o corpo vazio e a mente tem ataques de apneia… e o barulho é ensurdecedor.
E aquela coisa que dói muito também te arranca de mim…e então ainda dói mais…e parece-me que talvez te tenha perdido… tal como parece que perdi a minha alma e a minha razão de ser…
É que não te encontro para te dar um beijo de boa noite nem para dormir nos teus braços nem para me amares quando o desejo incendeia o meu corpo e o fogo é tão grande que tu transpiras magia e inventas “sortes” mágicas para me baixar a temperatura… depois de me saciar o desejo e adormecer tranquilamente.
E se tudo isto é assim tão doloroso então é porque esta coisa que dói muito está a invadir cada pedacinho de mim… mesmo aqueles espacinhos onde não passa nem um ai…
Então eu pergunto-te porque é que é tão importante ou vital para tu me trazeres para esta coisa da vida real que eu nem sei o que é que é nem para que serve?
Eu era mais feliz lá onde eu era eu e tu estavas sempre disponível para me amares e deixar que eu te amasse a meu belo prazer.
Agora não consigo sonhar! Tu desligaste-me do sonho! Eu quero e preciso tanto de sonhar outra vez! Eu quero rir…é que agora é muito esquisito estar sempre a chorar.
O sofrimento faz crescer e é muito saudável… mas a felicidade também faz crescer e é mais agradável.
Então tu que me desligaste do sonho…pega no comando … prime o botão e põe-me a sonhar outra vez…. Eu preciso de recarregar as energias e harmonizar-me porque amanhã e todos os dias tenho muitos desafios e obstáculos que é preciso ultrapassar e porque também tenho que trabalhar para ganhar algum dinheiro para poder pagar coisas que precisam de ser pagas para poderem ser usufruídas e porque são básicas….
E porque eu mereço ser feliz! E só sou feliz se eu for Eu e não outra pessoa estranha qualquer modelada segundo nem sei o quê…
Não te vou pedir desculpas se ficas desiludido… Pois acredito que é muito mais importante cuidar de mim cuidando do meu ser… é que o meu ser merece ser muito bem tratado e amado por mim para poder ser amada por mim para poder amar as pessoas que amo.
E os humanóides esquisitos que fiquem lá com as regras deles que eu fico muito melhor sem elas.
E tu se aprecias ser amado por mim… então não faças parcimónia e sonha comigo.

2011 Texto de Olinda Ribeiro

54 comentários:

António Prata disse...

Boa tarde Olinda Ribeiro ...

A magnitude deste texto envolve O saber muito bem o que se quer, e a minha amiga sabe muito bem o que quer.
Francamente tenho pena de quem tem a ousadia de tentar macular uma alma maravilhosa e resplandecente como a sua.
Felicito-a por trazer para este espaço o sonho de realizar o sonho.
Muito bom.

António prata

Marina Salema disse...

Muito obrigada por me proporcionar momentos de intenso prazer.
Adorei ler esta maravilha.

Marina Salema

Leonardo Brito disse...

Boa tarde prezada Olinda, é fantástica a magia deste texto!
Muito sábio! Muito forte! E principalmente muito emocionante.
A sua alma irradia plenitude e transparência.
Imagino o quanto tem que investir e persistir para alcançar Ser o Ser excepcional que É!

Leonardo Brito

Beatriz Simões de Almeida disse...

Eu gostava muito de ter escrito este texto. A subtileza e a marcada personalidade, mostram uma mulher que defende a Vida como a Entende.
Penso que para estar neste patamar, também paga um preço elevadíssimo.
Amar muitas vezes significa sofrer o incompreensível.
Estou deslumbrada!

Maria Manuel Rebelo Cintra disse...

Absolutamente fabuloso!

M. M. R. Cintra

Carlota Rodrigues Nogueira disse...

Uma caixinha de surpresas que não para de surpreender.

Quando for grande também quero ser eu!
E também quero sentir esta força....

Olinda não a estou a plagiar, mas a sua forma de escrever é tão contagiante que também quero sentir tudo o que sente.

c

Maria Costa disse...

A Olinda marca quem a lê, é um completo manancial de enriquecimento.
Parabéns

Maria Costa

Alberta Góis disse...

........ isto é que a Olindinha é um vício! mal entro em casa vou logo ver se há novidades.....
E estou louca de "culpa" por sentir tanto prazer ao ler as coisinhas que escreve.
Beijinhos

Alberta Góis

Anónimo disse...

Amar é o seu estado natural.

A. A.

Fernando Portela Brito disse...

Por favor não permita que o que quer que seja a impeça de se dar ao seu talento de escrever os sentimentos que tanto a caracterizam e me fascina.

Fernando Portela Brito

Jonny disse...

excepcionalmente bom!

jonny

Bruno Monteiro Castro disse...

Ai como é bom ler um trecho tão bonito!
Felizmente que gosta de partilhar!
um abraço


Bruno Monteiro Castro

PS: Vasco de Sousa parabéns pelas excelentes escolhas.

Acácio Almada disse...

Saber criar um espaço rico e interessante como este, parece ser fácil, agora mantê-lo rico e interessante???!!! É de génio!

Acácio Almada

Victor Gonçalves disse...

A ironia deste texto é que é absolutamente realista!
Muito bom
um abraço

Victor Gonçalves

Joana Fernandes disse...

Exactamente!... um dia muito eu gostaria de saber pôr por escrito o que me vai na alma igualmente como a Olinda o faz.

Joana Fernandes

Santos Onório disse...

Olinda,
Este peculiar "escrever" em modo um pouco infantil(.... tipo tiraste-me o brinquedo e fiquei zangada) passe a expressão, é uma mímica muito forte e arrasadora, de facto está a encher de porrada "o" quem ou "o" que quer que seja que lhe a está a infligir dor. O melhor mesmo é sair do seu caminho... porque a Olinda defende o seu espaço avassaladoramente, e se por um lado tem a preocupação de não magoar inocentes, por outro lado faz valer o direito de ter o direito de ser exactamente quem É e a opção de ser feliz da maneira que escolhe ser feliz. Pelo caminho sofrerá muitas baixas...Mas o importante é que a Olinda está pronta para lidar com essas percas porque sabe que o que ganha é muito mais valioso que tudo o que possa perder.
Se estou impressionado? Estou e muito!
A minha admiração por si e pela sua postura é indescritível.

Santos Onório

Anabela Pina disse...

Paixão!
Uma verdade entontecida... e se não defendermos o nosso castelo ele desmorona-se, ou pior, pode ser tomado de assalto por predadores que só se alimentam com o sofrimento alheio.

Anabela Pina

carla montenegro disse...

sonhar acordada?! tem que se ter muita destreza e muita flexibilidade,
muita energia e muito saber sonhar.
gosto muito deste texto

carla montenegro

José Manuel Antunes disse...

Minha estimada Olinda,
é mesmo levada da breca!
Dispara em qualquer direcção e atinge certeira o alvo. E o triste é que é mesmo muito verdade tudo o que aqui escreve.
um abraço

J. M. Antunes

Miguel Lemos disse...

Olinda
muito obrigado por escrever a verdade da sua verdade. Na realidade é a verdade de toda a humanidade, e todos temos conhecimento dela, então porque é que nos acomodamos e fingimos que ao viver na mentira estamos a viver na verdade?... nem sei.
Simples
verdade é verdade
mentira é mentira
então vamos ligar o sonho... porque se o sonho morre a vida morre também.
Um abraço
e mais uma vez, muito obrigado

Miguel Lemos

Maria Luísa Salgueiro disse...

Boa noite Olinda, até me falta o ar...
bastante interessante e muito inquisitivo, e honoravelmente apaixonado.
Sei que é uma mulher com fortes convicções, mas também é muito carinhosa.É muito salutar ler tudo o que tem a dizer.
Bjs muitos bjs

M. L. Salgueiro

Dama Misteriosa disse...

estou tão comovida que tenho a voz embargada

Dama Misteriosa

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

É impressionante como consegue tocar no mais profundo do nosso sentir!
escreve tão mansinho, e depois sente-se como que um abalroamento.

Carolina Melo Menezes disse...

Eu também quero muito que a Olinda volte a sonhar outra vez, tem sonhos maravilhosos, cheios de ternura, e é muito gentil porque os partilha com todos.

Carolina Melo Menezes

Vasco Sotto Salgado disse...

Realisticamente real, convictamente surreal, deliciosamente vital.
Mergulhei e surfei nas ondas das sua
criatividade.
Perfeito!

Victor Sotto Salgado

Antónia Matos Neves disse...

Olá Olinda,
tem muita razão há com cada humanóide mais esquisito...
E este texto tem pilhas de intensidade.
Fabulosamente rico.
Adorei!
um grande beijo

Vasco Sotto Salgado disse...

Este texto é altamente CATÁRTICO!
Excepcional!

Vasco Sotto Salgado

Boa noite Olinda Ribeiro e desejo-lhe
bons sonhos... pois sei que a fazem muito feliz.

Gil Alves Macedo disse...

Boa noite cara Olinda,
fico encantado porque a Olinda tem sempre uma actividade mental muito saudável e enriquecedora, é de facto muito agradável lê-la em qualquer estilo. E muito podemos aprender entre todos quando partilhamos experiências que nos revitalizam.
Bem haja

Gil Alves Macedo

Alvaro Santos disse...

A Olinda é tão engraçada, é mesmo muito graciosa, e tem um jeitinho de dizer o que quer e como quer que é um gosto.
Acautele-se quem pensar que por a Olinda ser uma simpatia, e dotada de grande generosidade, não tem coragem para mostrar as garras, tem e muita!
Belíssimo este texto
um abraço

Alvaro Santos

e ao Vasco de Sousa o meu muito obrigado porque além de excelente poeta, trata este espaço com muito primor.

Lurdes Almeida Perestrêlo disse...

É mesmo de cortar a respiração.
A Olinda escreve bem que se farta.
E tem esta mística de nos saber mimar onde e quando mais precisamos.
Primorosamente bem delineado e excelentemente bem expressivo.
Adoro este texto, leio e maravilho-me.

Lurdes Almeida Perestrêlo

Mariazinha disse...

Querida Olindinha, isto não é nada fácil, pensar em nós para pensar nos outros...nos tempos que correm... é um bocado humano demais...
e com esta fobia do consumismo imediato, e de pisar os sentimentos do outro sem querer saber qual a dimensão do estrago, não sei não...
a Olinda é que tem muita magia... e faz malabarismos sem truques...
gosto muito de si porque é frontal, directa e dedicada há humanidade em geral, mas também sei que deve ter momentos em que precisa de ser muito forte para conseguir driblar a dor e as mágoas que lhe são infligidas, e até a delicadeza com que trata a própria dor é de uma ternura extremosa que cativa o mais desesperado.
Realmente é precisa muito atenção e discernimento para ler o que escreve, porque é de uma intensidade tão forte que encadeia, e não vemos com objectividade o real alcance das suas palavras.
Obrigado por este texto magnifico e um beijinho muito grande.

Mariazinha

Tereza Assis Macedo disse...

Bom dia Olinda minha cara amiga,
mas que texto tão bonito e profundo.
Muito dorido, mas igualmente belo.
E respeito profundamente o seu sofrimento, e estou aqui a interiorizar e a beber cada emoção, e quero ser solidária, mas a Olinda expressa-se de uma forma que me perdoe até me faz agradecer pelo seu sofrimento, porque se não estivesse dorida não escreveria este texto tão maravilhoso, e não o teria partilhado connosco, e teríamos perdido esta oportunidade de ler e conhecer melhor a sua delicadeza de amar e do Ser extraordinário que já sabemos que a Olinda É!
Muito agradeço,
bem haja
abraço-a com a esperança que ao abraça-la a possa confortar um pouco.

Tereza Assis Macedo

B. Magalhães disse...

Lindíssimo e muito verdadeiro.
A Olinda tem a magia de nos fazer felizes até quando está a sofrer.
um beijo de um seu fã e admirador que a aprecia incondicionalmente.

B. Magalhães

Filipe Nóbrega e Mello disse...

Nem sei como começar, ... estou francamente perturbado com o fascínio
deste texto. O sonho criou o ser perfeito!
Olinda muito bem haja.

Filipe Nóbrega e Mello

Anónimo disse...

Boa tarde Olinda, um texto de muito difícil digestão, muito marcante, e infelizmente ilustrando uma realidade bem reconhecida.
Felicito-a por se recusar a compactuar
com sociedades que querem impor regras
que anulam completamente a individualidade e o direito de cada um ser individuo único.
Parabéns

Anónima Reconhecida

Hugo Santiago disse...

Corro o risco de me chamarem ignorante, mas não me incomoda, pois é a minha opinião que para mim tem significado.
E na minha opinião este texto é um poema lindíssimo e quanto a mim o seu mais belo poema.
A Olinda é muito poética em qualquer
género de escrita.
A poetiza emerge em todas as vivências
valorizando e sublimando a Mulher e o individualismo.
Fantástica.

Hugo Santiago

Olga Nobre disse...

Vou fechar os olhos e deixar este texto actuar na minha interiorização.

Olga Nobre

Tomás de Medeiros disse...

Estimada Olinda acho este poema (porque para mim é uma poesia lindíssima)um acto de amor enternecedor e muito introspectivo, eu que nem sou muito apreciador de fado, ao ler este poema recordei imediatamente um fado muito famoso que creio se chamava "20 anos" não associo há idade... mas sim há frase:
-.... para te amar outra vez!
E a Olinda tem a magia de amar continuamente... uma e outra vez.... todas as vezes a Olinda ama com a irreverência do 1º amor e a sabedoria do amor amadurecido, o que faz da sua forma de amar um acto absolutamente consciente e perfeito.
Um poema valiosíssimo.
Lindo!

Zézinho disse...

boa tarde sra Olinda é muito emocionante ler estas coisas tão importantes e ainda bem que a sra não deixa fazerem de si uma coisa que não é.

Zézinho

Isabel Dória Andrade disse...

Olinda,...
Por mim ficava por aqui a deliciar-me com esta maravilha, mas tenho que fazer a janta e cuidar das crianças, porém lhe prometo que logo volto para me deixar embalar novamente neste sonho tão bonito, e crucial para o equilíbrio da nossa existência.
um beijinho

Isabel Andrade

Anónimo disse...

olá Olinda Ribeiro, qualquer coisinha, mas mesmo qualquer coisa que escreva tem o encanto natural da sua alma.

Lino

Pedro Fresas Vital disse...

verso, rima, soneto, quadras, prosa, palavras soltas, textos, desabafos...
sei lá o que mais...
a verdade é que quando escreve seja lá o for e de que forma for... o assunto ganha dimensão... e a Olinda ganha intensidade e paixão e vive o momento eplitico em que transcreve para a escrita a sensação que a envolve. A isto chamo viver intensamente aproveitando cada oportunidade que a ocasião oferece.
Sensualmente muito inteligente.

Pedro Fresas Vital

Paulo Sousa disse...

deixar que o encanto me guie através de si, é constatar que viver através das suas experiências é absolutamente genial.

Fantástico

Paulo Sousa

Alina Vaz disse...

Boa noite e muito obrigada por este espaço e momento muito especial.


Alina Vaz

Alexandra Monteiro De Barros disse...

Minha amiga Olinda é fantástica!
Realmente com muito sentimento fácilmente a Olinda cativa qualquer um.
Adorei muito obrigada.

Alexandra Barros

Alentejano dos 4 costados disse...

Olinda muito gosto de ler os seus sonhos.

Alentejano dos 4 costados

Helena Ribeiro Telles disse...

**************************************
..... enquanto as suas estrelas continuarem a brilhar tão intensamente como brilham... o sonho
mantém-se ligado. O sonho existe dentro de si ainda que temporariamente
esteja em pause.

Helena Telles

Anónimo disse...

Quando navegamos para lá do horizonte
o infinito permeia-nos com a sabedoria do universo.
Quando a Olinda deixa fluir o sentimento é premiada com a nossa dedicação.
Um abraço

Anónimo Assumido

Luis Vaz disse...

Exma Sra Dª Olinda Ribeiro

A ausência a que me vi forçado, foi
no final um prémio.
A sua Poesia acabou por me motivar a fazer um tratamento bastante doloroso e que me debilitou.
Estou bastante melhor e quero agradecer por todo o apoio que me deu ainda que indirectamente.
Bem haja

Luís Vaz

César Prado disse...

Vou confessar tive que ler tudo o que esta sra escreveu para poder apreciar devidamente este texto, foi a melhor maratona que já fiz!
Entendo perfeitamente a "loucura" colectiva, e os frequentadores deste espaço são pessoas com um nível muito no topo, porque compreender esta poetiza ou autora ou escritora ou simplesmente pessoa, não está ao alcance de qualquer um.
Têem que ter muita perspicácia muita flexibilidade mental, porque esta sra é de uma pertinácia e de uma sinuosidade muito mas mesmo muito complexa.
É muito desafiante aceitar este aliciante desafio.
Vou manter-me por perto.
E já agora devo dizer que o autor deste espaço é brilhante. Parabéns

César Prado

Júlio Bastos D´Orey disse...

Olinda,....
Interrogo-me continuamente sobre o porquê do efeito impactante que tudo o que escreve tem em mim?
Ler para mim é uma necessidade que me preenche por variadíssimas razões.
Ler o que a Olinda escreve já se apresenta na minha mente com outra roupagem, e muito sinceramente já dou comigo a questionar e a colocar em causa comportamentos, pensamentos, e principalmente sentimentos.
Será que o faz propositadamente?
Ou num campo mais "religioso# será que me foi enviada para se tornar um sino na consciência?...

Júlio Bastos D´Orey

Manuel Maria Perdigão disse...

Descendendo metamorfológicamente de um
biologésimo do entendimento, o sonho
é vivido como um acto real.
Não existe nada que se lhe compare.
As intendências sonhativas são muito sensoriais. Exige do individuo sonhador uma complexidade cumulativa e memorial muito concentrada, tanto mais exigente e complexa se torna quanto mais o sonho for acumulando novos factos adicionais que possibilitem a sua continuidade e crescimento.
Alimentar um sonho consome mais energia que a produzida pelo universo.
Não é pois de espantar que a sra Dª Olinda Ribeiro "sinta o corpo vazio e a mente apneica" a dor que descreve é una com a descarga de energia psíquica. O corte efectivo e afectivo é uma hecatombe nuclear.
Mas o que me desperta interesse e o que gostaria muito de descobrir é como é que esta sra consegue alcançar uma química metabólica com a capacidade de gerar a quantidade de energia precisa para manter o sonho activo e reactivo.

Manuel Maria Perdigão

Anónimo disse...

Boa noite estimada Olinda Ribeiro

aprecio muito tudo o que escreve, e sinto um enorme fascínio pela delicada trama de textura que é necessária para alcançar o poema final. Acredito que deve ser muito exaustivo manter os 5 sentidos e + a mente constantemente apurados para que tudo dentro de si fique exactamente como quer. Mas também pode descontrair que nós não deixamos de a admirar. Estou a ser muito egoísta pois receio que se esgote e que pare de partilhar a sua riqueza poética.

Anónimo muito assíduo

Sargento Ferreira disse...

.... então....não se arranja por aí mais um petisquito? Já lia...

as férias....ás vezes cansam!
.....
e ainda só começaram hoje.....!

Vá lá mande lá mais qualquer coisita... para eu ler na viagem...

maus hábitos... habituei-me a ter mimos á descrição e depois é no que dá!

E o Vasco de Sousa também anda de fériazitas!!!! tem que ser! Merece!

Sargento Ferreira