quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Repara o efeito de perfil

Sou tola não nego, até te dou muita razão! (!!!)
Melam as palavras com que me entontas,
Fazes crer que tens por mim grande paixão!
Mas dás prioridade… à tua lista de compras.
Credível é ilusão, que na minha mente flutua.
Sou tola! Muito tola! É tão grande a tontaria,
Que até ando a mobilar, a nossa casa da lua,
E toda aperaltada, espero por ti todo o dia.
Se me zango contigo,
É tão grande o teu lamento,
Que ainda me zango comigo,
Por te causar sofrimento. (!!!)
Vestes o teu ar inocentezinho…
(Querido, conheço-te de ginjeira!)
Chegas como um cordeirinho…
Eu? Esparramo-me na tonteira!
Sou tola e cega porque quero…
Pensas jeitoso que me enganas?
Jeitinho, é pôr semblante sincero,
Ouvindo tuas desculpas espartanas!

2011 Linda (Olinda Ribeiro)
São as mulheres que dão à luz os homens (A natureza é sábia)
Os homens são o fruto das mulheres (Sábia é a natureza)

31 comentários:

Alberta Góis disse...

Boa noite Olindinha, está o máximo este poema. E os nossos queridos homens são realmente um fruto muito apetitoso. A Natureza é realmente muita sábia.

Alberta Góis

Tereza Assis Macedo disse...

Olinda está muito marota! E desvenda assim os segredos das mulheres...
E reparei que a apresentação do poema parece mesmo um perfil.
Muito giro

Tereza Assis Macedo

Alvaro Santos disse...

Digamos que a Olinda quando quer também é um bocado mázinha... mas continuo a gostar muito de si.
Um abraço

Alvaro Santos

Victor Gonçalves disse...

Oh minha querida poetiza a menina bate cá com um jeitinho que me deixa todo derretido....

Victor Gonçalves

José Manuel Antunes disse...

É levada da breca!

J. M. Antunes

João disse...

Só a Olinda me fazia rir a esta hora, de facto as mulheres sabem muito bem acarinhar as nossas tropelias, mas também somos muito dedicados ás nossas gentis damas.

João

António Prata disse...

Boa noite Olinda, esclareça-me: De quem é esta voz da mãe ou da mulher?
Pois já lhe vou tirando o perfil, é muito escorregadia....
mas de facto dá para várias circunstancias...
está muito engraçado.

António Prata

Joana Fernandes disse...

olá Olinda
está muito giro e o sarcasmo está no ponto, se os cavalheiros se aguentarem, então é porque fazemos um bom trabalho.
bjs

Joana Fernandes

Leonardo Brito disse...

Obrigado Olinda, todos os homens sabem que as meninas são muito inteligentes, mas por vezes gostamos de pensar que nós sabemos tudo!...
E as queridas são muito queridas que nos deixam sonhar.
Abraço

Leonardo Brito

Miguel Lemos disse...

Sou homem com muito orgulho! Gosto muito da sua poesia, e deixe que lhe diga: as mulheres também sabem ser muito marotas! E nós também as perdoamos.
Abraço

Miguel Lemos

A si amo-a tanto (virtuosamente virtual) que lhe agradeço tudo até esta marotice.

Isabel Dória Andrade disse...

parabéns adorei a poesia, e cumprimentos aos desditosos .... e já enviei a todos os homens que conheço porque acho o máximo.

Isabel

Maria Costa disse...

Olinda o seu filho felizmente é traquina como é suposto que os adolescentes sejam.... sim porque tenho a certeza que este giríssimo poema se destina ao seu filhote. ... se estiver errada.... e for dedicado aos srs também tem muita razão!

Maria Costa

Alexandra Monteiro De Barros disse...

Obrigada por este momento.
Gostei destas pancadinhas de amor.
bjs

Alexandra Barrros

B. Magalhães disse...

Olinda,
Tamanha ligeireza em desmascarar as nossas pequenas traquinices só mostra que conhece o teor da mente masculina.
Também sabe qual a razão porque por vezes temos a veleidade de mascar um pouco a verdade, nem sempre é por maldade ou por traição, muitas vezes (falo por mim) é só porque queremos ter um espaço ou um momento em que podemos fazer alguma coisa por nós próprios mas que as queridas acham que é parvoíce ou superficial, como por exemplo ir tomar um copo e conversar com um amigo de quem a nossa querida não gosta mesmo nada e que fica aborrecida por continuarmos amigos... coisas tontas.
beijo

Jonny disse...

pois a minha mãe também me diz a mesma coisa, e o meu pai também não lhe escapa... é verdade as mulheres quando querem são as melhores detectives do mundo.

jonny

Mariazinha disse...

Espero que os Srs e também os nossos filhos, agora fiquem mais alerta, e melhor esclarecidos e nos dêem mais crédito.
E Olindinha muito obrigadinha por dizer esta simples verdade.
beijinhos

Mariazinha

Laura Franco Sousa disse...

Boa tarde sra poetiza,...
bem podia ter escrito sobre as flores...
isto de desvendar aos homens os nossos segredos no meu caso não me dá muito jeito!
Já agora aproveito para a felicitar por escrever excelente poesia.

Laura Franco Sousa

Alentejano dos 4 costados disse...

ora então muito bem a sra poetiza sempre me saiu cá uma manganona!
mas agradeço muito o conselho. Vou ter mais cuidadinho.

Alentejano dos 4 costados

Sargento Ferreira disse...

Agora é que a Dª Olinda nos deu uma boa ajuda. Muito obrigado

Sargento ferreira

Carlota Rodrigues Nogueira disse...

Bom poema e muito sapiente.

Pedro Fresas Vital disse...

por acaso até é mais ou menos assim...
mas as sras também têem os seus quês!

Pedro Vital

Paulo Sousa disse...

Gosto de si porque se passeia por todas as situações e leva-me de arrasto.

Paulo Sousa

anónimo muito assíduo disse...

Mázinha, mas muito querida e escreve que é um mimo.

Anónimo muito assíduo

Olga Nobre disse...

A Olinda anda a delatar os nossos segredos? Ai que malandra! Acho que faz muito bem. Gosto de ler os seus puxões de orelhas.

Olga Nobre

Jorge Cardoso Vasconcellos disse...

Muito obrigado pela dica. A minha poetiza preferida também me inspira e ajuda a ter uma outra perspectiva sobre variados assuntos.
Um grande abraço.

Jorge Vasconcellos

Maria Manuel Rebelo Cintra disse...

gosto particularmente da sua abertura e da sua racionalidade sobre os seus sentimentos, noto que tem muita sede de conhecimento, principalmente sobre si própria, acredito que é a sua maneira de entender a humanidade no seu todo.

Maria Cintra

Bernardo Maria Coutinho disse...

É impossível não me sentir atraído por si, sendo um homem das ciências químicas, não ligo muito ao lado analítico da literatura, mas de facto gosto de analisar o conteúdo da sua poesia, existe uma empatia muito directa com o-dia-a-dia, e é um estado muito atraente.
Parabéns

B. Coutinho

Joaquim Liberto disse...

Boa tarde, acho graça ao seu jeito de ralhar, é mais ou menos assim: Engana-me que eu gosto!... o que traduzido significa, estás perdoado mas é só porque te amo muito! Ou então: Deixa-o lá pensar que acredito nas desculpas já que ele fica todo contente...
MULHERES! São mesmo umas queridas.

Acácio Almada disse...

Parabéns.... e como sempre para não variar abre o apetite para o próximo.

Abraço

Acácio Almada

Dário Santareno disse...

Primeiro prova-se
segundo aprova-se
terceiro junto-me á festa e vou até de manhã...
e o perfil cai-me que nem uma luva.
e o formato de impressão também.

Delfina Lonte Freitas disse...

Delicioso, e de facto o traçado do poema ilustra mesmo um perfil.
Aqui lhe deixo o meu agradecimento por todos os seus poemas que já li e não comentei, são todos excepcionais.
Os primeiros sonetos deixaram-me mais arrebatada porque quando comecei a ler a sua poesia já não apareciam na página, mas agora através da etiqueta tive acesso a todos, e foi como se voltasse atrás mas conhecendo o futuro,uma sensação extraordinária.
Olinda muito bem haja.

Delfina